Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO INGRESSANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) APLICAM CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA EM QUESTÕES AMBIENTAIS?

Palavra-chaves: ENSINO, EGRESSOS, PROBLEMAS AMBIENTAIS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ECOLOGIA FOI UM TERMO PELA PRIMEIRA VEZ EMPREGADO PELO BIÓLOGO ALEMÃO ERNEST HAECKEL, NO ANO DE 1866. ATUALMENTE RECONHECIDA COMO BRAÇO IMPORTANTE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, A ECOLOGIA ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS INTERAÇÕES COM MEIO NATURAL (BIÓTICO E ABIÓTICO), A ABUNDÂNCIA E DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES EM DIFERENTES ESCALAS ESPACIAIS E TEMPORAIS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR COMO OS CONHECIMENTOS GERADOS A PARTIR DO ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO SÃO APLICADOS ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS PRESENTES NO DIA-A-DIA DOS CIDADÃOS QUE VIVEM NO MUNICÍPIO DE SOBRAL E ADJACÊNCIAS. PARA ISSO, EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO, CALOUROS DAS IES, RESPONDERAM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ACERCA DE SITUAÇÕES PRÁTICAS E RECORRENTES NO MUNICÍPIO DE SOBRAL E REGIÃO METROPOLITANA, CEARÁ. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO COM CALOUROS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) LOCALIZADAS EM SOBRAL, CEARÁ. OS CALOUROS DAS IES FORAM ESCOLHIDOS, POIS RECÉM CONCLUÍRAM ENSINO MÉDIO (EM) E ESTIVERAM EM CONTATO COM OS CONTEÚDOS DE ECOLOGIA NO PRIMEIRO OU TERCEIRO DO ENSINO MÉDIO. A MAIOR PARTE DOS VOLUNTÁRIOS MOSTROU NÃO CONSEGUI FAZER ASSOCIAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS DITOS DE ECOLOGIA E PROBLEMAS AMBIENTAIS RECORRENTES DA REGIÃO, FAZENDO- SE NECESSÁRIO A TOMADA DE NOVAS ESTRATÉGIAS QUE FAVOREÇA O ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.