Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: METODOLOGIA, FUNGOS, EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59346
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2885
    "inscrito_id" => 4560
    "titulo" => "AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "OS FUNGOS, BEM COMO OS MICRORGANISMOS NO GERAL, ESTÃO PRESENTES EM GRANDE PARTE DO NOSSO COTIDIANO, PORÉM INFELIZMENTE AINDA É ESCASSO A CONTEXTUALIZAÇÃO DESSE CONTEÚDO NO DIA A DIA DOS ALUNOS. AS AULAS PRÁTICAS, POR SUA VEZ, SÃO UMA ALTERNATIVA INTERESSANTE E INOVADORA EM SALA POIS, ALÉM DE EVITAR A REPETIÇÃO DE CONCEITOS E MONOTONIA DAS AULAS EXPOSITIVAS, APROXIMAM O ESTUDANTE CADA VEZ MAIS DE EVENTOS E PROCESSOS QUE OCORREM AO SEU REDOR O TEMPO TODO, EXERCITANDO O LETRAMENTO CIENTIFICO, CUJA IMPORTÂNCIA É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO CRITICO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR AS EXPERIÊNCIAS DE UMA AULA PRÁTICA, REALIZADA POR DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), ACERCA DA VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE FUNGOS MICROSCÓPICOS PRESENTES EM ALIMENTOS DO DIA A DIA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CABEDELO – PB. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA OCORREU APÓS A MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO DE FUNGOS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS EQUIPAMENTOS COMO MICROSCÓPIO, REAGENTE QUÍMICO E LÂMINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS. OS ALUNOS MOSTRARAM-SE ATENTOS E EMPOLGADOS COM A PRÁTICA.  ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE A EXPRESSÃO DE SURPRESA DOS ALUNOS AO VISUALIZAR AS ESTRUTURAS DOS FUNGOS E COMO ESSES SERES SE ORGANIZAM E ATUAM NO PROCESSO DE DETERIORIZAÇÃO DOS ALIMENTOS. PORTANTO, A AULA PRÁTICA DEMONSTROU RESULTADOS POSITIVOS NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO PELOS ALUNOS, AUXILIANDO-OS A DESENVOLVER SEU COGNITIVO E A CORRELACIONAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES COM SUA VIDA COTIDIANA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA, FUNGOS, EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4560_02092019231856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIA ALVES"
    "autor_email" => "nathaliaalvesbio27@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59346
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2885
    "inscrito_id" => 4560
    "titulo" => "AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "OS FUNGOS, BEM COMO OS MICRORGANISMOS NO GERAL, ESTÃO PRESENTES EM GRANDE PARTE DO NOSSO COTIDIANO, PORÉM INFELIZMENTE AINDA É ESCASSO A CONTEXTUALIZAÇÃO DESSE CONTEÚDO NO DIA A DIA DOS ALUNOS. AS AULAS PRÁTICAS, POR SUA VEZ, SÃO UMA ALTERNATIVA INTERESSANTE E INOVADORA EM SALA POIS, ALÉM DE EVITAR A REPETIÇÃO DE CONCEITOS E MONOTONIA DAS AULAS EXPOSITIVAS, APROXIMAM O ESTUDANTE CADA VEZ MAIS DE EVENTOS E PROCESSOS QUE OCORREM AO SEU REDOR O TEMPO TODO, EXERCITANDO O LETRAMENTO CIENTIFICO, CUJA IMPORTÂNCIA É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO CRITICO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR AS EXPERIÊNCIAS DE UMA AULA PRÁTICA, REALIZADA POR DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), ACERCA DA VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE FUNGOS MICROSCÓPICOS PRESENTES EM ALIMENTOS DO DIA A DIA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CABEDELO – PB. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA OCORREU APÓS A MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO DE FUNGOS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS EQUIPAMENTOS COMO MICROSCÓPIO, REAGENTE QUÍMICO E LÂMINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS. OS ALUNOS MOSTRARAM-SE ATENTOS E EMPOLGADOS COM A PRÁTICA.  ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE A EXPRESSÃO DE SURPRESA DOS ALUNOS AO VISUALIZAR AS ESTRUTURAS DOS FUNGOS E COMO ESSES SERES SE ORGANIZAM E ATUAM NO PROCESSO DE DETERIORIZAÇÃO DOS ALIMENTOS. PORTANTO, A AULA PRÁTICA DEMONSTROU RESULTADOS POSITIVOS NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO PELOS ALUNOS, AUXILIANDO-OS A DESENVOLVER SEU COGNITIVO E A CORRELACIONAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES COM SUA VIDA COTIDIANA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA, FUNGOS, EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4560_02092019231856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIA ALVES"
    "autor_email" => "nathaliaalvesbio27@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS FUNGOS, BEM COMO OS MICRORGANISMOS NO GERAL, ESTÃO PRESENTES EM GRANDE PARTE DO NOSSO COTIDIANO, PORÉM INFELIZMENTE AINDA É ESCASSO A CONTEXTUALIZAÇÃO DESSE CONTEÚDO NO DIA A DIA DOS ALUNOS. AS AULAS PRÁTICAS, POR SUA VEZ, SÃO UMA ALTERNATIVA INTERESSANTE E INOVADORA EM SALA POIS, ALÉM DE EVITAR A REPETIÇÃO DE CONCEITOS E MONOTONIA DAS AULAS EXPOSITIVAS, APROXIMAM O ESTUDANTE CADA VEZ MAIS DE EVENTOS E PROCESSOS QUE OCORREM AO SEU REDOR O TEMPO TODO, EXERCITANDO O LETRAMENTO CIENTIFICO, CUJA IMPORTÂNCIA É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO CRITICO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR AS EXPERIÊNCIAS DE UMA AULA PRÁTICA, REALIZADA POR DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), ACERCA DA VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE FUNGOS MICROSCÓPICOS PRESENTES EM ALIMENTOS DO DIA A DIA DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CABEDELO – PB. A INTERVENÇÃO DIDÁTICA OCORREU APÓS A MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO DE FUNGOS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS EQUIPAMENTOS COMO MICROSCÓPIO, REAGENTE QUÍMICO E LÂMINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS. OS ALUNOS MOSTRARAM-SE ATENTOS E EMPOLGADOS COM A PRÁTICA. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE A EXPRESSÃO DE SURPRESA DOS ALUNOS AO VISUALIZAR AS ESTRUTURAS DOS FUNGOS E COMO ESSES SERES SE ORGANIZAM E ATUAM NO PROCESSO DE DETERIORIZAÇÃO DOS ALIMENTOS. PORTANTO, A AULA PRÁTICA DEMONSTROU RESULTADOS POSITIVOS NA APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO PELOS ALUNOS, AUXILIANDO-OS A DESENVOLVER SEU COGNITIVO E A CORRELACIONAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES COM SUA VIDA COTIDIANA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.