SEGUNDO OS CURRÍCULOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA O ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEVE SER CONTEXTUALIZADO, POIS AUXILIA OS ALUNOS NO ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS E SUAS APLICABILIDADES. TAL ABORDAGEM ENCONTRA RESPALDO NA UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DIGITAIS COMO PLATAFORMAS VIRTUAIS, SOFTWARES E ABORDAGENS METODOLÓGICAS DIVERSAS. NESSE TRABALHO, OBJETIVOU-SE DESENVOLVER UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM-AVA COM ABORDAGEM MULTI-DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA BÁSICA, A FIM DE OPORTUNIZAR AOS DISCENTES DA ÁREA DA BIOLOGIA A COMPLEMENTAÇÃO E A SEDIMENTAÇÃO DE CONCEITOS ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA INTERATIVIDADE. O AVA FOI ESTRUTURADO SEGUNDO OS CONCEITOS BÁSICOS DA ÁREA DE GENÉTICA PRECONIZADOS NO BNCC. FOI DISPONIBILIZADO PARA DISCENTES DE UMA TURMA DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS-BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO. AS ANÁLISES DA UTILIZAÇÃO DO AVA GENÉTICA & EVOLUÇÃO-GEV MOSTROU QUE OS ALUNOS SE MOSTRARAM SATISFEITOS COM A APRESENTAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA. OS ALUNOS DESTACARAM AINDA A INTERAÇÃO COM O PROFESSOR E COM OS MONITORES DA DISCIPLINA DURANTE TODAS AS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE SEUS PROJETOS. A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM AVA BASEADO EM UMA ABORDAGEM MULTI-DIDÁTICA SE MOSTROU EFICIENTE PARA TRABALHAR DE MANEIRA COMPLEMENTAR OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA BÁSICA NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO, DESTACANDO-SE APÓS SUA UTILIZAÇÃO, O MAIOR DINAMISMO E INTERAÇÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO PROPORCIONADO E A PROATIVIDADE DEMONSTRADA PELOS ALUNOS NA BUSCA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VIRTUAIS.