O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM FENÔMENO DOTADO DE PARTICULARIDADES E EXIGÊNCIAS, AS QUAIS IMPRIMEM AO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES NESTE PROCESSO, A BUSCA CONSTANTE PELO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS E DIVERSIFICADAS A FIM DE ATENDER A ESTA DEMANDA. OLHANDO SOB ESTE PRISMA, OS PROFESSORES ALFABETIZADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BELÉM – PA IMPLEMENTARAM O EVENTO “SEMANA DO FOLCLORE”, CUJO OBJETIVO FOI DESENVOLVER PRÁTICAS DE LEITURA QUE INCENTIVASSEM O HÁBITO DE LER COM BASE NA ORALIDADE E NOS SABERES POPULARES COMUNS À REALIDADE DO ALUNO. PARA ISSO, FOI ESCOLHIDA A EMBLEMÁTICA OBRA “VISAGENS E ASSOMBRAÇÕES DE BELÉM”, DO ESCRITOR WALCYR MONTEIRO. ASSIM, DURANTE CINCO DIAS, FORAM PROMOVIDAS ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA, RECONTO, MUSICALIDADE, TRABALHOS MANUAIS, ENTRE OUTRAS AÇÕES DE CARÁTER INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO A REFERIDA OBRA LITERÁRIA, CULMINANDO COM A VISITA E O DIÁLOGO COM O AUTOR NA ESCOLA. COMO RESULTADOS PRINCIPAIS DESTA AÇÃO ALFABETIZADORA, OS DESTAQUES SÃO A NOVA POSTURA ADOTADA PELOS ALUNOS DIANTE DOS CONTOS COM POUCAS ILUSTRAÇÕES, MOSTRANDO-SE MOTIVADOS À LEITURA E A APROXIMAÇÃO QUE ESTAS CRIANÇAS TIVERAM COM TRAÇOS DA SUA CULTURA ORAL, O QUE LHES DESPERTOU O INTERESSE PELO HÁBITO DE LER E CONHECER OUTRAS HISTÓRIAS DO IMAGINÁRIO POPULAR.