Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM OS FUTUROS PEDAGOGOS?

Palavra-chaves: SEXUALIDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO INCIDE EM INVESTIGAR A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIANTE OPINIÃO DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA RELACIONADO A TAL OFERTA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA QUALITATIVA, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO A 14 ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA, SOLICITANDO COMPARAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (RECNEI), DOCUMENTO ANEXO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) À EDUCAÇÃO INFANTIL, ALÉM DE DISCORREREM SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DA SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. OBSERVOU-SE QUE OS DISCENTES INDICARAM NÃO HAVER OU NÃO SABIAM DA MENÇÃO SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO E EXPRESSÃO DA SEXUALIDADE NO RECNEI, ENQUANTO HOUVE ASSINALAÇÕES AFIRMATIVAS DE CITAÇÃO NA BNCC, O QUE DENOTA FALTA DE CONHECIMENTO DOS SUJEITOS DA PESQUISA COM A PROMOÇÃO DA TEMÁTICA EM DESTAQUE. ASSIM, CONSTATA-SE A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS NAS UNIVERSIDADES PARA APROFUNDAMENTO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NO TOCANTE A CONHECIMENTO DESTA TEMÁTICA, ALÉM DE INSERI-LA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS.

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