O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE VISA ANALISAR OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NO QUE TANGE À DIMENSÃO DAS RELAÇÕES, DOS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS, E DA PARTICIPAÇÃO, ESTA ÚLTIMA CONSIDERANDO UM DOS PRINCIPAIS MECANISMOS DE SUA EFETIVAÇÃO: O CONSELHO ESCOLAR. O TRABALHO TEM COMO FOCO DISCUTIR ALGUNS ELEMENTOS SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA (PI), ANALISANDO ALGUNS DADOS PARCIAIS, TOMANDO AS DIMENSÕES CITADAS EM SUA ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO, LEVANDO EM CONTA AS DEMANDAS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO NO CENÁRIO BRASILEIRO, TENDO EM VISTA QUE É PRESENTE NAS ESCOLAS DO BRASIL A PERMANÊNCIAS DE DILEMAS DIVERSOS QUE SÃO ENFRENTADOS PELO GESTOR E PELA COMUNIDADE ESCOLAR PARA MANTER A ESCOLA EM FUNCIONAMENTO E PARA OFERECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM ABORDAGEM DE ESTUDO DE CASO, A QUAL REVELA COMO CONCLUSÃO PARCIAL QUE O (A) GESTOR (A) DEVE DESENVOLVER A SENSIBILIDADE E A ESCUTA SENSÍVEL, BEM COMO A CAPACIDADE DE PERCEPÇÃO E ATUAÇÃO QUE CONSIDERE O ESPAÇO DA GESTÃO EM SUAS VÁRIAS DIMENSÕES, CUIDANDO COM DELICADEZA E SERENIDADE DO LUGAR E DO PAPEL CENTRAL DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, MOBILIZANDO RECURSOS, NÃO SÓ MATERIAIS, MAS SUBJETIVOS, ANCORADOS NA PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SUJEITOS DA ESCOLA E NA SUA IMPORTÂNCIA POLÍTICA E PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.