Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ROLE PLAYING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Palavra-chaves: TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM BASEADA NA EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61655
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2710
    "inscrito_id" => 9387
    "titulo" => "O ROLE PLAYING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM"
    "resumo" => "TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO ROLE PLAYING NA DISCIPLINA DE NIVELAMENTO DE FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM COM 26 ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DE UM CENTRO DE ENSINO TÉCNICO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL, NO PERÍODO DE NOVEMBRO A DEZEMBRO DE 2018. ESTUDO QUALITATIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE METODOLÓGICA CALCADA NA FENOMENOLOGIA PROPOSTA POR HEIDDEGER. O ROLE PLAYING É UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE UTILIZA A SIMULAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO; POSSIBILITA QUE UMA PESSOA ASSUMA O PAPEL DE OUTRO ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO DE ATIVIDADE DO COTIDIANO COM O PROPÓSITO DE SENSIBILIZAR OS DEMAIS. DURANTE AS SIMULAÇÕES OS ALUNOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DE TODA A ATIVIDADE COM ESPAÇO PARA TROCA DE SABERES E EXPERIÊNCIAS. FORAM ELENCADOS COMO PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO USO DO ROLE PLAYING EM COMUM PELAS EQUIPES. FORAM CONSIDERADOS COMO PONTOS POSITIVOS: A CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO DOS CASOS CLÍNICOS INDICADOS A EQUIPE PELA MAIORIA DOS GRUPOS, PONTUAÇÃO DE CUIDADOS PRIORITÁRIOS DO CASO CLÍNICO E CONDUTA ADEQUADA PARA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM, POSTURA CONFIANTE E HUMANIZADA DIANTE DO USUÁRIO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO PRÉVIO DURANTE A SIMULAÇÃO ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA; E NEGATIVOS, INSEGURANÇA, ANSIEDADE, DÚVIDAS DE COMO ACOLHER A PESSOA, COMO CUIDAR DA FAMÍLIA E DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO COM O USUÁRIO POR TIMIDEZ POR ALGUNS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM BASEADA NA EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID9387_26082019224240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTHIA RAFAELA AMARO GONÇALVES ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRADE"
    "autor_email" => "cinthiagoncalves05@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61655
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2710
    "inscrito_id" => 9387
    "titulo" => "O ROLE PLAYING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM"
    "resumo" => "TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO ROLE PLAYING NA DISCIPLINA DE NIVELAMENTO DE FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM COM 26 ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DE UM CENTRO DE ENSINO TÉCNICO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL, NO PERÍODO DE NOVEMBRO A DEZEMBRO DE 2018. ESTUDO QUALITATIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE METODOLÓGICA CALCADA NA FENOMENOLOGIA PROPOSTA POR HEIDDEGER. O ROLE PLAYING É UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE UTILIZA A SIMULAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO; POSSIBILITA QUE UMA PESSOA ASSUMA O PAPEL DE OUTRO ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO DE ATIVIDADE DO COTIDIANO COM O PROPÓSITO DE SENSIBILIZAR OS DEMAIS. DURANTE AS SIMULAÇÕES OS ALUNOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DE TODA A ATIVIDADE COM ESPAÇO PARA TROCA DE SABERES E EXPERIÊNCIAS. FORAM ELENCADOS COMO PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO USO DO ROLE PLAYING EM COMUM PELAS EQUIPES. FORAM CONSIDERADOS COMO PONTOS POSITIVOS: A CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO DOS CASOS CLÍNICOS INDICADOS A EQUIPE PELA MAIORIA DOS GRUPOS, PONTUAÇÃO DE CUIDADOS PRIORITÁRIOS DO CASO CLÍNICO E CONDUTA ADEQUADA PARA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM, POSTURA CONFIANTE E HUMANIZADA DIANTE DO USUÁRIO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO PRÉVIO DURANTE A SIMULAÇÃO ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA; E NEGATIVOS, INSEGURANÇA, ANSIEDADE, DÚVIDAS DE COMO ACOLHER A PESSOA, COMO CUIDAR DA FAMÍLIA E DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO COM O USUÁRIO POR TIMIDEZ POR ALGUNS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO, APRENDIZAGEM BASEADA NA EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID9387_26082019224240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTHIA RAFAELA AMARO GONÇALVES ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRADE"
    "autor_email" => "cinthiagoncalves05@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO ROLE PLAYING NA DISCIPLINA DE NIVELAMENTO DE FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM COM 26 ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DE UM CENTRO DE ENSINO TÉCNICO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL, NO PERÍODO DE NOVEMBRO A DEZEMBRO DE 2018. ESTUDO QUALITATIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE METODOLÓGICA CALCADA NA FENOMENOLOGIA PROPOSTA POR HEIDDEGER. O ROLE PLAYING É UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE UTILIZA A SIMULAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO; POSSIBILITA QUE UMA PESSOA ASSUMA O PAPEL DE OUTRO ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO DE ATIVIDADE DO COTIDIANO COM O PROPÓSITO DE SENSIBILIZAR OS DEMAIS. DURANTE AS SIMULAÇÕES OS ALUNOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DE TODA A ATIVIDADE COM ESPAÇO PARA TROCA DE SABERES E EXPERIÊNCIAS. FORAM ELENCADOS COMO PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO USO DO ROLE PLAYING EM COMUM PELAS EQUIPES. FORAM CONSIDERADOS COMO PONTOS POSITIVOS: A CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO DOS CASOS CLÍNICOS INDICADOS A EQUIPE PELA MAIORIA DOS GRUPOS, PONTUAÇÃO DE CUIDADOS PRIORITÁRIOS DO CASO CLÍNICO E CONDUTA ADEQUADA PARA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM, POSTURA CONFIANTE E HUMANIZADA DIANTE DO USUÁRIO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO PRÉVIO DURANTE A SIMULAÇÃO ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA; E NEGATIVOS, INSEGURANÇA, ANSIEDADE, DÚVIDAS DE COMO ACOLHER A PESSOA, COMO CUIDAR DA FAMÍLIA E DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO COM O USUÁRIO POR TIMIDEZ POR ALGUNS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.