Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM ETNOBOTÂNICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO DE CRIANÇAS PARA A CONSERVAÇÃO DAS PLANTAS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, CERRADO, DESENHO Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60042 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4144 "inscrito_id" => 8972 "titulo" => """ EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM ETNOBOTÂNICA \r\n PARA A SENSIBILIZAÇÃO DE CRIANÇAS PARA A CONSERVAÇÃO \r\n DAS PLANTAS """ "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO CONSIDERA O CONHECIMENTO POPULAR ACERCA DAS PLANTAS E A IMPORTÂNCIA \r\n DE SUA VINCULAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O OBJETIVO NESTE TRABALHO FOI O DE PROMOVER A EDUCAÇÃO \r\n AMBIENTAL SOBRE O USO, VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA FLORA NUMA PERSPECTIVA ETNOBOTÂNICA, COM ALUNOS \r\n DE UMA ESCOLA DO MEIO RURAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO EM QUE OS SUJEITOS SÃO PARTICIPATIVOS. \r\n PARA TAL, HOUVE UMA RODA DE CONVERSA COM TEMÁTICAS ESPECÍFICAS, SENDO OS DADOS OBTIDOS PELAS \r\n RESPOSTAS VERBAIS E ANÁLISE DE DESENHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, EM BUSCA DE SE CONHECER AS SUAS \r\n PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E ETNOBOTÂNICA. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS CRIANÇAS POSSUEM CONHECIMENTO \r\n DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA LOCAL, PORÉM REPRESENTARAM POUCAS ESPÉCIES NOS DESENHOS. A ANÁLISE DE \r\n DESENHOS INFANTIL A FIM DE INTEIRAR-SE À PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM GRUPO, É UMA FERRAMENTA ÚTIL \r\n PORQUE REVELA INFORMAÇÕES RELEVANTES QUE NÃO SÃO EXPRESSAS VERBALMENTE. DESSE MODO, ESTE TRABALHO \r\n PODE SERVIR PARA SUBSIDIAR PESQUISAS POSTERIORES QUE TENHAM OS MESMOS EIXOS TEMÁTICOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CERRADO, DESENHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID8972_26092019092817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÍVINA VANESSA BARBOSA DIAS" "autor_nome_curto" => "ÍVINA DIAS" "autor_email" => "ivinavdias@gmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60042 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4144 "inscrito_id" => 8972 "titulo" => """ EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM ETNOBOTÂNICA \r\n PARA A SENSIBILIZAÇÃO DE CRIANÇAS PARA A CONSERVAÇÃO \r\n DAS PLANTAS """ "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO CONSIDERA O CONHECIMENTO POPULAR ACERCA DAS PLANTAS E A IMPORTÂNCIA \r\n DE SUA VINCULAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O OBJETIVO NESTE TRABALHO FOI O DE PROMOVER A EDUCAÇÃO \r\n AMBIENTAL SOBRE O USO, VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA FLORA NUMA PERSPECTIVA ETNOBOTÂNICA, COM ALUNOS \r\n DE UMA ESCOLA DO MEIO RURAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO EM QUE OS SUJEITOS SÃO PARTICIPATIVOS. \r\n PARA TAL, HOUVE UMA RODA DE CONVERSA COM TEMÁTICAS ESPECÍFICAS, SENDO OS DADOS OBTIDOS PELAS \r\n RESPOSTAS VERBAIS E ANÁLISE DE DESENHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, EM BUSCA DE SE CONHECER AS SUAS \r\n PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E ETNOBOTÂNICA. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS CRIANÇAS POSSUEM CONHECIMENTO \r\n DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA LOCAL, PORÉM REPRESENTARAM POUCAS ESPÉCIES NOS DESENHOS. A ANÁLISE DE \r\n DESENHOS INFANTIL A FIM DE INTEIRAR-SE À PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM GRUPO, É UMA FERRAMENTA ÚTIL \r\n PORQUE REVELA INFORMAÇÕES RELEVANTES QUE NÃO SÃO EXPRESSAS VERBALMENTE. DESSE MODO, ESTE TRABALHO \r\n PODE SERVIR PARA SUBSIDIAR PESQUISAS POSTERIORES QUE TENHAM OS MESMOS EIXOS TEMÁTICOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CERRADO, DESENHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID8972_26092019092817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÍVINA VANESSA BARBOSA DIAS" "autor_nome_curto" => "ÍVINA DIAS" "autor_email" => "ivinavdias@gmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO CONSIDERA O CONHECIMENTO POPULAR ACERCA DAS PLANTAS E A IMPORTÂNCIA DE SUA VINCULAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O OBJETIVO NESTE TRABALHO FOI O DE PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O USO, VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA FLORA NUMA PERSPECTIVA ETNOBOTÂNICA, COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MEIO RURAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO EM QUE OS SUJEITOS SÃO PARTICIPATIVOS. PARA TAL, HOUVE UMA RODA DE CONVERSA COM TEMÁTICAS ESPECÍFICAS, SENDO OS DADOS OBTIDOS PELAS RESPOSTAS VERBAIS E ANÁLISE DE DESENHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, EM BUSCA DE SE CONHECER AS SUAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E ETNOBOTÂNICA. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS CRIANÇAS POSSUEM CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA LOCAL, PORÉM REPRESENTARAM POUCAS ESPÉCIES NOS DESENHOS. A ANÁLISE DE DESENHOS INFANTIL A FIM DE INTEIRAR-SE À PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM GRUPO, É UMA FERRAMENTA ÚTIL PORQUE REVELA INFORMAÇÕES RELEVANTES QUE NÃO SÃO EXPRESSAS VERBALMENTE. DESSE MODO, ESTE TRABALHO PODE SERVIR PARA SUBSIDIAR PESQUISAS POSTERIORES QUE TENHAM OS MESMOS EIXOS TEMÁTICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.