Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: LÚDICO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, REFORÇO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62943
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1099
    "inscrito_id" => 7754
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O JOGO DIDÁTICO É UMA FERRAMENTA DE ENSINO QUE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA, E ESTIMULA AUTONOMIA DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS, TORNANDO-O RESPONSÁVEL DIRETO DE SUA APRENDIZAGEM. O PRESENTE ESTUDO É BASEADO NA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DO CONTEÚDO DE FISIOLOGIA E ANATOMIA HUMANA, O MESMO FOI APLICADO DURANTE O PROJETO DE INTERVENÇÃO “RECUPERAÇÃO PARALELA”, DESENVOLVIDO POR RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ONDE OS ALUNOS QUE APRESENTARAM DIFICULDADES DIANTE DO CONTEÚDO, FORAM DIRECIONADOS PARA AULAS COMPLEMENTARES NO CONTRA TURNO DE SUAS ATIVIDADES. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DE 8°ANO DO TURNO MATUTINO, ONDE ESTES PARTICIPAVAM DE MOMENTOS DE REVISÃO COM JOGOS. A AÇÃO APRESENTADA NESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O JOGO DIDÁTICO COMO UMA POSSÍVEL FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DESTA EXPERIÊNCIA FOI POSSÍVEL PERCEBER O QUÃO EFICAZ É A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DE CONTEÚDO ONDE TAMBÉM FOI OBSERVADA A EFICÁCIA DO PROJETO RECUPERAÇÃO PARALELA, O MESMO EM SUA ESTRUTURA VOLTADA PARA O LÚDICO, A FIM DE ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS DIANTE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, PROMOVENDO ALÉM DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A VIDA ESCOLAR, O ENTENDIMENTO NECESSÁRIO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ATRAVÉS DO SABER ADQUIRIDO"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, REFORÇO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7754_09082019192849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA NAYANE DA SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "NAYANE MEDEIROS"
    "autor_email" => "nayanem151@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ- CAMPUS JAGUARIBE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62943
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1099
    "inscrito_id" => 7754
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O JOGO DIDÁTICO É UMA FERRAMENTA DE ENSINO QUE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA, E ESTIMULA AUTONOMIA DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS, TORNANDO-O RESPONSÁVEL DIRETO DE SUA APRENDIZAGEM. O PRESENTE ESTUDO É BASEADO NA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DO CONTEÚDO DE FISIOLOGIA E ANATOMIA HUMANA, O MESMO FOI APLICADO DURANTE O PROJETO DE INTERVENÇÃO “RECUPERAÇÃO PARALELA”, DESENVOLVIDO POR RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ONDE OS ALUNOS QUE APRESENTARAM DIFICULDADES DIANTE DO CONTEÚDO, FORAM DIRECIONADOS PARA AULAS COMPLEMENTARES NO CONTRA TURNO DE SUAS ATIVIDADES. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DE 8°ANO DO TURNO MATUTINO, ONDE ESTES PARTICIPAVAM DE MOMENTOS DE REVISÃO COM JOGOS. A AÇÃO APRESENTADA NESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O JOGO DIDÁTICO COMO UMA POSSÍVEL FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DESTA EXPERIÊNCIA FOI POSSÍVEL PERCEBER O QUÃO EFICAZ É A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DE CONTEÚDO ONDE TAMBÉM FOI OBSERVADA A EFICÁCIA DO PROJETO RECUPERAÇÃO PARALELA, O MESMO EM SUA ESTRUTURA VOLTADA PARA O LÚDICO, A FIM DE ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS DIANTE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, PROMOVENDO ALÉM DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A VIDA ESCOLAR, O ENTENDIMENTO NECESSÁRIO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ATRAVÉS DO SABER ADQUIRIDO"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, REFORÇO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7754_09082019192849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA NAYANE DA SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "NAYANE MEDEIROS"
    "autor_email" => "nayanem151@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ- CAMPUS JAGUARIBE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O JOGO DIDÁTICO É UMA FERRAMENTA DE ENSINO QUE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA, E ESTIMULA AUTONOMIA DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS, TORNANDO-O RESPONSÁVEL DIRETO DE SUA APRENDIZAGEM. O PRESENTE ESTUDO É BASEADO NA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DO CONTEÚDO DE FISIOLOGIA E ANATOMIA HUMANA, O MESMO FOI APLICADO DURANTE O PROJETO DE INTERVENÇÃO “RECUPERAÇÃO PARALELA”, DESENVOLVIDO POR RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ONDE OS ALUNOS QUE APRESENTARAM DIFICULDADES DIANTE DO CONTEÚDO, FORAM DIRECIONADOS PARA AULAS COMPLEMENTARES NO CONTRA TURNO DE SUAS ATIVIDADES. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DE 8°ANO DO TURNO MATUTINO, ONDE ESTES PARTICIPAVAM DE MOMENTOS DE REVISÃO COM JOGOS. A AÇÃO APRESENTADA NESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O JOGO DIDÁTICO COMO UMA POSSÍVEL FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DESTA EXPERIÊNCIA FOI POSSÍVEL PERCEBER O QUÃO EFICAZ É A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA REVISÃO DE CONTEÚDO ONDE TAMBÉM FOI OBSERVADA A EFICÁCIA DO PROJETO RECUPERAÇÃO PARALELA, O MESMO EM SUA ESTRUTURA VOLTADA PARA O LÚDICO, A FIM DE ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS DIANTE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, PROMOVENDO ALÉM DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A VIDA ESCOLAR, O ENTENDIMENTO NECESSÁRIO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS ATRAVÉS DO SABER ADQUIRIDO

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.