Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57993
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4331
    "inscrito_id" => 12314
    "titulo" => "A ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR E ALAVANCAR POSSIBILIDADES PRÁTICAS NO FAVORECIMENTO DE POSSÍVEIS ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC), POSTO QUE AS QUESTÕES NORTEADORAS SOBRE COMO ENSINAR E COMO APRENDEMOS CIÊNCIAS ESTÃO RODEADAS DE INÚMEROS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, PROCESSUAIS E ATITUDINAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA. ENTENDENDO QUE UMA AC INCENTIVA UM ESPÍRITO CRÍTICO E REFLEXIVO, PODENDO SE ESTENDER PARA ALÉM DAS PAREDES DA ESCOLA, DESENVOLVENDO NOS ESTUDANTES HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE OS TORNARÃO CAPAZES DE TOMAR DECISÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS FUGINDO, ASSIM DO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL TÃO VIVIDO EM NOSSO SISTEMA DE ENSINO. TAIS CONSIDERAÇÕES INCENTIVAM A BUSCA POR PROPOSTAS QUE CONDIZEM COM OS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA AC. ENTENDENDO QUE UM DOS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS É O TEMPO QUE AS INTERVENÇÕES DESTA NATUREZA REQUEREM, É INDICADO QUE, AO PASSO QUE A ABORDAGEM FAVOREÇA UMA DISCUSSÃO MAIS AMPLA, NO QUE DIZ RESPEITO A QUESTÕES CIENTÍFICAS E METACIENTÍFICAS, POSSIBILITE TAMBÉM UMA ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO. PARA TANTO, A ADOÇÃO DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DENTRO DE SALA DE AULA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO SE APRESENTA COMO UMA BOA PROPOSTA. ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA REALIZADA EM LIVROS, FASCÍCULOS DE LIVROS, PERIÓDICOS, ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE FUNDAMENTAR OS OBJETIVOS DE ENSINO E ARTICULÁ-LOS A ABORDAGEM EXPERIMENTAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12314_26092019151048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAENE GUIMARÃES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAENE"
    "autor_email" => "jaefisprofa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57993
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4331
    "inscrito_id" => 12314
    "titulo" => "A ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR E ALAVANCAR POSSIBILIDADES PRÁTICAS NO FAVORECIMENTO DE POSSÍVEIS ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC), POSTO QUE AS QUESTÕES NORTEADORAS SOBRE COMO ENSINAR E COMO APRENDEMOS CIÊNCIAS ESTÃO RODEADAS DE INÚMEROS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, PROCESSUAIS E ATITUDINAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA. ENTENDENDO QUE UMA AC INCENTIVA UM ESPÍRITO CRÍTICO E REFLEXIVO, PODENDO SE ESTENDER PARA ALÉM DAS PAREDES DA ESCOLA, DESENVOLVENDO NOS ESTUDANTES HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE OS TORNARÃO CAPAZES DE TOMAR DECISÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS FUGINDO, ASSIM DO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL TÃO VIVIDO EM NOSSO SISTEMA DE ENSINO. TAIS CONSIDERAÇÕES INCENTIVAM A BUSCA POR PROPOSTAS QUE CONDIZEM COM OS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA AC. ENTENDENDO QUE UM DOS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS É O TEMPO QUE AS INTERVENÇÕES DESTA NATUREZA REQUEREM, É INDICADO QUE, AO PASSO QUE A ABORDAGEM FAVOREÇA UMA DISCUSSÃO MAIS AMPLA, NO QUE DIZ RESPEITO A QUESTÕES CIENTÍFICAS E METACIENTÍFICAS, POSSIBILITE TAMBÉM UMA ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO. PARA TANTO, A ADOÇÃO DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DENTRO DE SALA DE AULA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO SE APRESENTA COMO UMA BOA PROPOSTA. ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA REALIZADA EM LIVROS, FASCÍCULOS DE LIVROS, PERIÓDICOS, ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE FUNDAMENTAR OS OBJETIVOS DE ENSINO E ARTICULÁ-LOS A ABORDAGEM EXPERIMENTAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12314_26092019151048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAENE GUIMARÃES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAENE"
    "autor_email" => "jaefisprofa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR E ALAVANCAR POSSIBILIDADES PRÁTICAS NO FAVORECIMENTO DE POSSÍVEIS ALTERNATIVAS PARA A PROMOÇÃO DE UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC), POSTO QUE AS QUESTÕES NORTEADORAS SOBRE COMO ENSINAR E COMO APRENDEMOS CIÊNCIAS ESTÃO RODEADAS DE INÚMEROS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, PROCESSUAIS E ATITUDINAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA. ENTENDENDO QUE UMA AC INCENTIVA UM ESPÍRITO CRÍTICO E REFLEXIVO, PODENDO SE ESTENDER PARA ALÉM DAS PAREDES DA ESCOLA, DESENVOLVENDO NOS ESTUDANTES HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE OS TORNARÃO CAPAZES DE TOMAR DECISÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS FUGINDO, ASSIM DO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL TÃO VIVIDO EM NOSSO SISTEMA DE ENSINO. TAIS CONSIDERAÇÕES INCENTIVAM A BUSCA POR PROPOSTAS QUE CONDIZEM COM OS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DA AC. ENTENDENDO QUE UM DOS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS É O TEMPO QUE AS INTERVENÇÕES DESTA NATUREZA REQUEREM, É INDICADO QUE, AO PASSO QUE A ABORDAGEM FAVOREÇA UMA DISCUSSÃO MAIS AMPLA, NO QUE DIZ RESPEITO A QUESTÕES CIENTÍFICAS E METACIENTÍFICAS, POSSIBILITE TAMBÉM UMA ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO. PARA TANTO, A ADOÇÃO DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DENTRO DE SALA DE AULA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO SE APRESENTA COMO UMA BOA PROPOSTA. ESTA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA REALIZADA EM LIVROS, FASCÍCULOS DE LIVROS, PERIÓDICOS, ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE FUNDAMENTAR OS OBJETIVOS DE ENSINO E ARTICULÁ-LOS A ABORDAGEM EXPERIMENTAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.