O PRESENTE PROJETO BUSCA APRESENTAR UMA CONSTRUÇÃO SOBRE AS OBSERVAÇÕES DA ATUAL REALIDADE DA AÇÃO DOCENTE LIGADA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MACIÇO DE BATURITÉ. ATRAVÉS DE DIVERSAS LEITURAS DE DIFERENTES AUTORES, BEM COMO OBSERVAÇÕES NA PRESENTE INSTITUIÇÃO, ENTREVISTAS E DIÁLOGOS, MOSTRAR-SE A VERDADEIRA FACE DO QUE CHAMAMOS DE INCLUSÃO NESTA ESCOLA PÚBLICA E COMO AGE O PROFESSOR FRENTE A ISSO. OBJETIVANDO ESCLARECER AS POSSÍVEIS FALHAS E ACERTOS NO PROCESSO INCLUSIVO DE ALUNOS COM LIMITAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS, MOSTRANDO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR EDUCADORES NO TRABALHO COM ESTE PÚBLICO, BEM COMO CONSTRUIR UM DOCUMENTO QUE APRESENTE A INFLUÊNCIA DESSA PRÁTICA NOS INDICADORES EDUCACIONAIS DA ESCOLA PESQUISADA. ESTE TRABALHO TORNA-SE UM IMPORTANTE APONTAMENTO, NA OBSERVAÇÃO E MOSTRAGEM DESSA REALIDADE ENFRENTADA PELAS ESCOLAS DO ESPAÇO CITADO, PODENDO REFLETIR A MESMA SITUAÇÃO NOS ÓRGÃOS DO SISTEMA EDUCACIONAL DO CEARÁ E DO BRASIL CONTEMPORÂNEO. NÃO É PRETENSÃO DESSE TRABALHO SIMPLESMENTE MOSTRAR CULPADOS POR EVENTUAIS PROBLEMAS RELACIONADOS À INCLUSÃO E O TRABALHO DO PROFESSOR, MAS REFLETIR SOBRE ESTAS SITUAÇÕES, DE FORMA CRÍTICA E INOVADORA, PARA QUE DENTRO DAS POSSIBILIDADES HAJA UMA SENSIBILIZAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE O FORTALECIMENTO INTEGRAL DESSAS POLÍTICAS PÚBLICAS TÃO IMPORTANTES À EDUCAÇÃO DO BRASIL. COMPREENDEU-SE A PARTIR DESSA PESQUISA, QUE HÁ INÚMEROS DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE, HOUVERAM INÚMEROS APONTAMENTOS COMO O NÃO CONHECIMENTO ACERCA DO ASSUNTO, ALÉM DA FALTA DE ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO.