O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DE UM TRABALHO DE PESQUISA DE TCC CUJO FOCO PRINCIPAL FOI ANALISAR COMO SE DÁ O PROCESSO DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E EM QUE APORTE TEÓRICO SE SUSTENTA A PARTIR DAS TIPOLOGIAS DE QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS QUE O MANUAL APRESENTA. EM VISTA DISSO E COM BASE NA TIPOLOGIA DE QUESTÕES FORMULADAS POR MARCUSCHI (2008) E NAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE KLEIMAN (2016), ANALISAMOS QUESTÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DE UM LIVRO DO 6º ANO DE UMA COLEÇÃO APROVADA PELO PNLD E ADOTADA POR ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. APÓS O PROCEDIMENTO DE ANÁLISES, CONSTATAMOS QUE AS QUESTÕES ANALISADAS, NA SUA MAIORIA, NÃO ASSEGURAM O ENSINO DE LEITURA PELA PERSPECTIVA DISCURSIVA, POIS SUAS ATIVIDADES TRAZEM OS TIPOS DE PERGUNTAS NOMEADAS POR MARCUSCHI (2008) DE “CÓPIAS E OBJETIVAS”, TENDO EM VISTA QUE MUITAS DAS INDAGAÇÕES SOLICITAM A IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS NOS TEXTOS, ISTO É, A MAIOR PARTE DELAS REFLETIRAM APENAS O PROCESSO INTERPRETATIVO, DE DECODIFICAÇÃO.