Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS TIPOLOGIAS DE PERGUNTAS NAS ATIVIDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NO LIVRO DIÁLOGO: LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: LEITURA, LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, TIPOLOGIAS DE QUESTÕES, ESTRATÉGIAS DE LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DE UM TRABALHO DE PESQUISA DE TCC CUJO FOCO PRINCIPAL FOI ANALISAR COMO SE DÁ O PROCESSO DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E EM QUE APORTE TEÓRICO SE SUSTENTA A PARTIR DAS TIPOLOGIAS DE QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS QUE O MANUAL APRESENTA. EM VISTA DISSO E COM BASE NA TIPOLOGIA DE QUESTÕES FORMULADAS POR MARCUSCHI (2008) E NAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE KLEIMAN (2016), ANALISAMOS QUESTÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DE UM LIVRO DO 6º ANO DE UMA COLEÇÃO APROVADA PELO PNLD E ADOTADA POR ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. APÓS O PROCEDIMENTO DE ANÁLISES, CONSTATAMOS QUE AS QUESTÕES ANALISADAS, NA SUA MAIORIA, NÃO ASSEGURAM O ENSINO DE LEITURA PELA PERSPECTIVA DISCURSIVA, POIS SUAS ATIVIDADES TRAZEM OS TIPOS DE PERGUNTAS NOMEADAS POR MARCUSCHI (2008) DE “CÓPIAS E OBJETIVAS”, TENDO EM VISTA QUE MUITAS DAS INDAGAÇÕES SOLICITAM A IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS NOS TEXTOS, ISTO É, A MAIOR PARTE DELAS REFLETIRAM APENAS O PROCESSO INTERPRETATIVO, DE DECODIFICAÇÃO.

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