O TRABALHO OBJETIVOU IDENTIFICAR OS FATORES QUE INTERFEREM NA PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO PERMITE ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CAPAZ DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. E TAMBÉM IRÁ CONTRIBUIR PARA DETECTAR ONDE ESTÃO CONCENTRADOS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE AFETAM A AÇÃO PEDAGÓGICA EM REALIZAR UMA AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS ESCOLAS DE PARNAÍBA, PIAUÍ, ESCOLHIDAS POR OFERTAR TANTO O ENSINO FUNDAMENTAL II QUANTO O ENSINO MÉDIO E OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM OS DOCENTES DAS DUAS INSTITUIÇÕES, SENDO UMA DA REDE PRIVADA E A OUTRA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PODE-SE NOTAR QUE EM AMBAS, OS EDUCADORES APRESENTAVAM TRÊS DIFICULDADES BEM DEFINIDAS, QUE INFLUENCIAM NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. A PRIMEIRA É A POUCA APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA POR PARTE DOS PROFESSORES, A SEGUNDA É A IMPOSIÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL SOBRE OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E A TERCEIRA, DIFICULDADE É RECUPERAR OS ALUNOS COM DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM. DEFENDE-SE ENTÃO, QUE O DOCENTE DEVE CONHECER E SER ESTIMULADO A APLICAR A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, BEM COMO A RECUPERAÇÃO PARALELA, VISTO QUE AMBAS ESTÃO ATRELADAS, E DESTE MODO O PROFESSOR PODERÁ VERIFICAR E MELHORAR NÃO SÓ A APRENDIZAGEM DO ALUNO, MAS TAMBÉM, SUA AÇÃO PEDAGÓGICA. SUGERE-SE AINDA, NOVAS PESQUISAS, PARA QUE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS RECONHEÇAM A IMPORTÂNCIA DE ADEQUAR-SE A UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.