AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA AÇÃO PEDAGÓGICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59407 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2586 "inscrito_id" => 10050 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA AÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "O TRABALHO OBJETIVOU IDENTIFICAR OS FATORES QUE INTERFEREM NA PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO PERMITE ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CAPAZ DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. E TAMBÉM IRÁ CONTRIBUIR PARA DETECTAR ONDE ESTÃO CONCENTRADOS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE AFETAM A AÇÃO PEDAGÓGICA EM REALIZAR UMA AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS ESCOLAS DE PARNAÍBA, PIAUÍ, ESCOLHIDAS POR OFERTAR TANTO O ENSINO FUNDAMENTAL II QUANTO O ENSINO MÉDIO E OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM OS DOCENTES DAS DUAS INSTITUIÇÕES, SENDO UMA DA REDE PRIVADA E A OUTRA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PODE-SE NOTAR QUE EM AMBAS, OS EDUCADORES APRESENTAVAM TRÊS DIFICULDADES BEM DEFINIDAS, QUE INFLUENCIAM NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. A PRIMEIRA É A POUCA APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA POR PARTE DOS PROFESSORES, A SEGUNDA É A IMPOSIÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL SOBRE OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E A TERCEIRA, DIFICULDADE É RECUPERAR OS ALUNOS COM DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM. DEFENDE-SE ENTÃO, QUE O DOCENTE DEVE CONHECER E SER ESTIMULADO A APLICAR A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, BEM COMO A RECUPERAÇÃO PARALELA, VISTO QUE AMBAS ESTÃO ATRELADAS, E DESTE MODO O PROFESSOR PODERÁ VERIFICAR E MELHORAR NÃO SÓ A APRENDIZAGEM DO ALUNO, MAS TAMBÉM, SUA AÇÃO PEDAGÓGICA. SUGERE-SE AINDA, NOVAS PESQUISAS, PARA QUE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS RECONHEÇAM A IMPORTÂNCIA DE ADEQUAR-SE A UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM, AÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10050_23082019200216.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA DO NASCIMENTO GOMES" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA GOMES" "autor_email" => "tandaenem@gmail.com" "autor_ies" => "ISEPRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59407 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2586 "inscrito_id" => 10050 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA AÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "O TRABALHO OBJETIVOU IDENTIFICAR OS FATORES QUE INTERFEREM NA PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO PERMITE ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CAPAZ DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. E TAMBÉM IRÁ CONTRIBUIR PARA DETECTAR ONDE ESTÃO CONCENTRADOS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE AFETAM A AÇÃO PEDAGÓGICA EM REALIZAR UMA AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS ESCOLAS DE PARNAÍBA, PIAUÍ, ESCOLHIDAS POR OFERTAR TANTO O ENSINO FUNDAMENTAL II QUANTO O ENSINO MÉDIO E OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM OS DOCENTES DAS DUAS INSTITUIÇÕES, SENDO UMA DA REDE PRIVADA E A OUTRA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. PODE-SE NOTAR QUE EM AMBAS, OS EDUCADORES APRESENTAVAM TRÊS DIFICULDADES BEM DEFINIDAS, QUE INFLUENCIAM NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. A PRIMEIRA É A POUCA APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA POR PARTE DOS PROFESSORES, A SEGUNDA É A IMPOSIÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL SOBRE OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E A TERCEIRA, DIFICULDADE É RECUPERAR OS ALUNOS COM DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM. DEFENDE-SE ENTÃO, QUE O DOCENTE DEVE CONHECER E SER ESTIMULADO A APLICAR A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, BEM COMO A RECUPERAÇÃO PARALELA, VISTO QUE AMBAS ESTÃO ATRELADAS, E DESTE MODO O PROFESSOR PODERÁ VERIFICAR E MELHORAR NÃO SÓ A APRENDIZAGEM DO ALUNO, MAS TAMBÉM, SUA AÇÃO PEDAGÓGICA. SUGERE-SE AINDA, NOVAS PESQUISAS, PARA QUE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS RECONHEÇAM A IMPORTÂNCIA DE ADEQUAR-SE A UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM, AÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10050_23082019200216.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA DO NASCIMENTO GOMES" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA GOMES" "autor_email" => "tandaenem@gmail.com" "autor_ies" => "ISEPRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }