O ARTIGO VISA ANALISAR OS DESAFIOS VIVENCIADOS NA REALIDADE ESCOLAR, QUE OCORREM DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, QUE FOI PROPICIADO ATRAVÉS DO CONVÍVIO COM OS ALUNOS E OS DEMAIS MEMBROS DA ESCOLA MAURÍLIO PONTES NA CIDADE DE CRATO-CE, EM QUE SÃO NOTÁVEIS OS GRANDES PERCALÇOS QUE ESTÃO VINCULADOS À PROFISSÃO DOCENTE MEDIANTE AS AULAS COM A DISCIPLINA DE HISTÓRIA. MAS QUE APESAR DISSO, É RELEVANTE DESEMPENHAR MECANISMOS QUE INSTIGUE A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES E EXPOR OS VALORES QUE O ENSINO DE HISTÓRIA PODE PROPICIAR NA VIDA DE CADA UM DELES, SENDO FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVER UM MAIOR ENGAJAMENTO DOS ALUNOS E EVITAR A DISPERSÃO DESSES. ALÉM DISSO, É PRECISO DE UM INVESTIMENTO ADEQUADO PARA ISSO OCORRER, NO CASO, COM UMA INFRAESTRUTURA E MATÉRIAS QUE TORNE A AULA MAIS DINÂMICA, EM QUE JUSTAMENTE CORRESPONDE A UM DOS PROBLEMAS QUE OCORREM NA ESCOLA POR NÃO DISPONIBILIZAREM TAIS RECURSOS FUNDAMENTAIS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.