O CONTEÚDO DE ASTRONOMIA ESTÁ PRESENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, PORÉM POUCAS ESCOLAS TRABALHAM ESSE CONTEÚDO, SEJA POR FALTA DE AFINIDADE DOS PROFESSORES COM O TEMA OU AINDA DEVIDO À FALTA DE TEMPO. EM VISTA DISSO, ESSE ARTIGO APRESENTA O RESULTADO DE UM ESTUDO COM PROFESSORES DE SEIS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADAS NA REGIÃO DA SERRA DA IBIAPABA, A FIM DE COMPREENDER OS FATORES QUE IMPEDEM E/OU DIFICULTAM O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO, CRIADO NO GOOGLE FORMS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, COM DOZE QUESTÕES, DEZ DELAS FORAM OBJETIVAS, E DUAS PERGUNTAS SUBJETIVAS, PORÉM DE RESPOSTA CURTA. DE ACORDO COM AS RESPOSTAS DOS DOCENTES, IDENTIFICA-SE QUE TODOS CONSIDERAM RELEVANTE OS CONHECIMENTOS DE ASTRONOMIA, E EM SUAS GRADUAÇÕES, OS MESMOS TIVERAM CONTATO COM ESSA CIÊNCIA, TODAVIA, NEM TODOS ABORDAM A TEMÁTICA EM SALA, POIS HÁ UMA SÉRIE DE FATORES QUE IMPEDEM OS MESMOS A LECIONAREM SOBRE O MESMO.