JUNIOR, Amaury Soares De Albuquerque. O leitor imersivo das fanfics. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61464>. Acesso em: 05/11/2024 09:31
O PRESENTE ARTIGO ABORDA A COMPREENSÃO LEITORA DO LEITOR IMERSIVO, SENDO ESTE OBSERVADO COMO AQUELE QUE TEM A HABILIDADE DE LEITURA EM ESFERA DISCURSIVA DIGITAL. COMO OS MEIOS DIGITAIS DE MANIFESTAÇÃO DA LINGUAGEM PODEM SER UTILIZADOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS ESTIMULANTES, ESCOLHEMOS COMO OBJETO DE PESQUISA A ATUAÇÃO QUE COMPETE A ESTE LEITOR EM PROCESSO DE LEITURA E CRIAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO FANFICTION. PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO, UTILIZAMOS AS TEORIAS QUE SE AFIRMAM EM SANTAELLA (2007) E ROXANE ROJO (2013) SOBRE O LEITOR IMERSIVO E SUAS COMPETÊNCIAS DE MULTILETRAMENTOS. A PARTIR DAS TEORIAS SELECIONADAS PARA FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA, FIZEMOS A ANÁLISE DE UMA FANFIC HOSPEDADA NO SITE WATTPED. COMO RESULTADO, IDENTIFICAMOS QUE O LEITOR EM PROCESSO INTERATIVO COM AS FANFICS FAZ USO DE SUAS HABILIDADES DE MULTILETRAMENTOS PARA A COMPOSIÇÃO DE SUA ESCRITA EM MEIO ONLINE, SERVINDO, TAMBÉM, ESSA FORMA DE PRODUÇÃO DISCURSIVA DIGITAL COMO MATERIAL DE APOIO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.