Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LEITOR IMERSIVO DAS FANFICS

Palavra-chaves: LEITOR IMERSIVO, MULTILETRAMENTOS, FANFIC Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ABORDA A COMPREENSÃO LEITORA DO LEITOR IMERSIVO, SENDO ESTE OBSERVADO COMO AQUELE QUE TEM A HABILIDADE DE LEITURA EM ESFERA DISCURSIVA DIGITAL. COMO OS MEIOS DIGITAIS DE MANIFESTAÇÃO DA LINGUAGEM PODEM SER UTILIZADOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS ESTIMULANTES, ESCOLHEMOS COMO OBJETO DE PESQUISA A ATUAÇÃO QUE COMPETE A ESTE LEITOR EM PROCESSO DE LEITURA E CRIAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO FANFICTION. PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO, UTILIZAMOS AS TEORIAS QUE SE AFIRMAM EM SANTAELLA (2007) E ROXANE ROJO (2013) SOBRE O LEITOR IMERSIVO E SUAS COMPETÊNCIAS DE MULTILETRAMENTOS. A PARTIR DAS TEORIAS SELECIONADAS PARA FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA, FIZEMOS A ANÁLISE DE UMA FANFIC HOSPEDADA NO SITE WATTPED. COMO RESULTADO, IDENTIFICAMOS QUE O LEITOR EM PROCESSO INTERATIVO COM AS FANFICS FAZ USO DE SUAS HABILIDADES DE MULTILETRAMENTOS PARA A COMPOSIÇÃO DE SUA ESCRITA EM MEIO ONLINE, SERVINDO, TAMBÉM, ESSA FORMA DE PRODUÇÃO DISCURSIVA DIGITAL COMO MATERIAL DE APOIO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.