Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Palavra-chaves: PRÁTICAS LABORATORIAIS, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59266
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 655
    "inscrito_id" => 8920
    "titulo" => "AS PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE DIFUSÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA É IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS NOVAS TÉCNICAS E METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS VÊM SENDO DESCOBERTAS A CADA DIA. DIANTE DESSE CONTEXTO, OS RECURSOS DA MODALIDADE EAD AJUDAM DE FORMA POSITIVA O ENSINO DE BIOLOGIA NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS. ESTE ÊXITO VEM DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS QUE DINAMIZAM A INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E AUMENTAM O INTERESSE DOS MESMOS, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO INTELECTUAL E PARA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA TURMA DO CURSO SEMIPRESENCIAL DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA DA UFC AO APLICAR METODOLOGIAS VOLTADAS PARA A DIFUSÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA EM EAD, ATRAVÉS DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS, NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ. PARA NORTEAR AS REFLEXÕES E CONSTRUÇÕES DE PARECERES, A PESQUISA CONTOU COM AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE ESTUDIOSOS DA ÁREA, DA OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, TANTO PRESENCIAL COMO NA MODALIDADE EAD, E DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS QUE PERMITISSEM IDENTIFICAR POSSÍVEIS PROBLEMAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE MELHORASSEM O CURSO. COMO RESULTADOS, PERCEBEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AUMENTOU O INTERESSE DOS ALUNOS NOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS, CONCILIANDO O CONHECIMENTO TEÓRICO E O PRÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS LABORATORIAIS, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID8920_24072019142235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANY SIMPLICIO CAMELO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANY SIMPLÍCIO"
    "autor_email" => "juliany.simplicio@gmail.c"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59266
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 655
    "inscrito_id" => 8920
    "titulo" => "AS PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE DIFUSÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA É IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS NOVAS TÉCNICAS E METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS VÊM SENDO DESCOBERTAS A CADA DIA. DIANTE DESSE CONTEXTO, OS RECURSOS DA MODALIDADE EAD AJUDAM DE FORMA POSITIVA O ENSINO DE BIOLOGIA NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS. ESTE ÊXITO VEM DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS QUE DINAMIZAM A INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E AUMENTAM O INTERESSE DOS MESMOS, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO INTELECTUAL E PARA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA TURMA DO CURSO SEMIPRESENCIAL DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA DA UFC AO APLICAR METODOLOGIAS VOLTADAS PARA A DIFUSÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA EM EAD, ATRAVÉS DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS, NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ. PARA NORTEAR AS REFLEXÕES E CONSTRUÇÕES DE PARECERES, A PESQUISA CONTOU COM AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE ESTUDIOSOS DA ÁREA, DA OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, TANTO PRESENCIAL COMO NA MODALIDADE EAD, E DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS QUE PERMITISSEM IDENTIFICAR POSSÍVEIS PROBLEMAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE MELHORASSEM O CURSO. COMO RESULTADOS, PERCEBEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AUMENTOU O INTERESSE DOS ALUNOS NOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS, CONCILIANDO O CONHECIMENTO TEÓRICO E O PRÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS LABORATORIAIS, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID8920_24072019142235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANY SIMPLICIO CAMELO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANY SIMPLÍCIO"
    "autor_email" => "juliany.simplicio@gmail.c"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE DIFUSÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA É IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS NOVAS TÉCNICAS E METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS VÊM SENDO DESCOBERTAS A CADA DIA. DIANTE DESSE CONTEXTO, OS RECURSOS DA MODALIDADE EAD AJUDAM DE FORMA POSITIVA O ENSINO DE BIOLOGIA NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS. ESTE ÊXITO VEM DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS QUE DINAMIZAM A INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E AUMENTAM O INTERESSE DOS MESMOS, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO INTELECTUAL E PARA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA TURMA DO CURSO SEMIPRESENCIAL DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA DA UFC AO APLICAR METODOLOGIAS VOLTADAS PARA A DIFUSÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA EM EAD, ATRAVÉS DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS, NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ. PARA NORTEAR AS REFLEXÕES E CONSTRUÇÕES DE PARECERES, A PESQUISA CONTOU COM AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE ESTUDIOSOS DA ÁREA, DA OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, TANTO PRESENCIAL COMO NA MODALIDADE EAD, E DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS QUE PERMITISSEM IDENTIFICAR POSSÍVEIS PROBLEMAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE MELHORASSEM O CURSO. COMO RESULTADOS, PERCEBEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AUMENTOU O INTERESSE DOS ALUNOS NOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS, CONCILIANDO O CONHECIMENTO TEÓRICO E O PRÁTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.