ESTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PESQUISAS QUE DISCUTEM GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA FOI REALIZADA NO BANCO DE DADOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT) CONSIDERANDO TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PERÍODO DE 2010-2017. A PARTIR DOS ESTUDOS ENCONTRADOS, FOI POSSÍVEL VERIFICAR OS EIXOS QUE SE CONCENTRAM AS PESQUISAS E SELECIONADAS PARA ESSE RECORTE AS PESQUISAS QUE SE DEDICAM ÀS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A QUESTÕES DE GÊNERO. ESTAS PESQUISAS APONTAM QUE AINDA HÁ UMA VISÃO BINÁRIA, ESSENCIALISTA E HETERONORMATIVA SOBRE AS IDENTIDADES SEXUAIS E DE GÊNERO; RECURSOS E DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS QUE REFORÇAM HIERARQUIAS ENTRE OS SEXOS; ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO QUE ENQUADRA E NORMATIZA CRIANÇAS EM UMA LÓGICA DUALISTA, E, AINDA, POUCA IMPLICÂNCIA DAS/OS EDUCADORAS/ES EM MUDAR PRÁTICAS SEXISTAS. ESSES DADOS MOSTRAM O QUÃO É RELEVANTE RESISTIR ÀS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS HEGEMÔNICAS E FAZER DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO, UM ESPAÇO PARA FAVORECER EXPERIÊNCIAS QUE RESSIGNIFIQUEM O SER CRIANÇA E O SER DOCENTE EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA.