ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A LITERATURA NÃO COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, MAS COMO RESULTADO DOS PROCESSOS GEOGRÁFICOS, HISTÓRICOS, POLÍTICOS, SOCIAIS E CULTURAIS, CONSIDERANDO ASSIM A LITERATURA COMO A REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE DO COTIDIANO DOS DISCENTES E FONTE DE COMPREENSÃO DA EXPERIÊNCIA HUMANA. PARA ISSO UM DOS CAMINHOS PARA TAL REALIZAÇÃO, É A ABORDAGEM CULTURAL DA GEOGRAFIA, ATRAVÉS DE TEORIAS, CONCEITOS, SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA, NESSE SENTIDO, CREDITA-SE À LITERATURA, CONSTITUIDORA DA CULTURA QUE VIABILIZA A INTERMEDIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA, UTILIZANDO A INTERPRETAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS INVESTIGANDO ASPECTOS GEOGRÁFICOS. TENDO COMO BASE ESSAS OBSERVAÇÕES, O TRABALHO ORA APRESENTADO OBJETIVA-SE NA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO, ACERCA DOS CONHECIMENTOS LITERÁRIOS E GEOGRÁFICOS POR MEIO DA OBRA “O PEQUENO PRÍNCIPE” DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY, PROCURANDO DESTA FORMA, ESTABELECER UMA DISCUSSÃO QUE POSSIBILITE A VIVÊNCIA DE SENTIMENTOS, REFLEXÕES COLETIVAS E PRODUÇÕES, VALORIZANDO A AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DA ANÁLISE DA OBRA LITERÁRIA PROPOSTA.