ANDRADE, Maria Do Amparo Da Silva et al.. As políticas públicas na educação infantil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59259>. Acesso em: 23/12/2024 07:04
O PRESENTE ARTIGO FAZ UMA ANÁLISE ACERCA DO FUNCIONAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, APRESENTANDO DOCUMENTOS QUE COMPROVAM QUE A EDUCAÇÃO É UM DIREITO CONSTITUCIONAL, PORTANTO UM DIREITO ADQUIRIDO. É NESSE SENTIDO QUE O TRABALHO AQUI DELINEADO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO DE TIMON/MA. PARA UMA MAIOR COMPREENSÃO DO TEMA ABORDADO, REALIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA DE CAMPO, REALIZADA JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NESSE MUNICÍPIO. A PESQUISA DE CAMPO FOI FUNDAMENTAL PARA A CONSTATAÇÃO DE COMO OCORRE À APLICAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO DA PESQUISA, FORAM DE SUMA IMPORTÂNCIA OS ESTUDOS DE SHIROMA; MORAES; EVANGELISTA (2001); CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988); VALENTE (2001); VIEIRA (2010); DOURADO (2005), DENTRE OUTROS. COM BASE NAS ANÁLISES DOS RESULTADOS REALIZADAS DA PESQUISA PERCEBE-SE QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O PAPEL DESSAS POLÍTICAS PARA QUE A SOCIEDADE SE TORNE MAIS JUSTA.