ESTE TRABALHO É SÍNTESE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO APRESENTADA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (PPGFPPI) DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) – CAMPUS PETROLINA. A PESQUISA TRATOU DE INVESTIGAR SOBRE A FORMAÇÃO POLÍTICA DE ESTUDANTES A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO NOS ENCONTROS NACIONAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (ENEPE) NOS PERÍODOS ENTRE 2013 A 2018, ENTENDENDO ESTE ESPAÇO COMO LÓCUS DE POLITIZAÇÃO. NOSSOS APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS BALIZARAM-SE NA CONCEPÇÃO DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO PARA DESVELAR AS CONTRADIÇÕES EXISTENTES NAS RELAÇÕES IMBRICADAS DA FORMAÇÃO POLÍTICA. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO TEVE COMO INSTRUMENTOS A REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DOCUMENTAL. O RESULTADO COMPROVOU QUE AO LONGO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA, OS ENEPES COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO POLÍTICA E ENGAJAMENTO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL, TRANSFORMANDO AS UNIVERSIDADES EM VERDADEIRAS TRINCHEIRAS DE LUTA EM DEFESA DA TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO NO PAÍS.