NESSA EXPERIÊNCIA APRESENTAREMOS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA AS ESTRATÉGIAS E AÇÕES VIVENCIADAS NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE SOBRAL - CE, PARA TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUAGENS E CÓDIGOS E MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE. SE CONSIDERARMOS A IMPORTÂNCIA E A OBRIGATORIEDADE DAS ESCOLAS TRABALHAREM COM A LEI 10.639/03 QUE GARANTE O ENSINO SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, DE APRENDER GEOMETRIA E DE TRABALHAR A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, NESSE TRABALHO O JOGO CUMPRIU O PAPEL DE ELEMENTO DE LIGAÇÃO E AJUDOU A CONSTRUIR A INTERDISCIPLINARIDADE ALÉM DE TRANSFORMAR AS AULAS EM MOMENTOS PRAZEROSOS, CURIOSOS E DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS. ATRAVÉS DO RESULTADO DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM OS ALUNOS DAS 3ª SÉRIES VESPERTINAS, FOI IDENTIFICADO QUE DOS 50 ALUNOS AVALIADOS 80% NÃO IDENTIFICAVAM AS FIGURAS PLANAS E CONSEQUENTEMENTE NÃO SABIAM RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO PERÍMETRO E ÁREA. ASSIM, FOI PLANEJADA E EXECUTADA UMA INTERVENÇÃO PARA MELHORAR ESSES ÍNDICES E COMO SE APROXIMAVA O DIA DA LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS NO CEARÁ FOI DECIDIDO TRABALHAR COM JOGO AFRICANO ATRAVÉS DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE MOÇAMBIQUE, MANIPULAÇÃO, CONSTRUÇÃO, EXPLORAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS, POLÍGONOS, ÁREA, PERÍMETRO, RETAS E TIPOS DE RETAS ENCONTRADOS NO TABULEIRO DO JOGO. ASSIM, APÓS AS INTERVENÇÕES OUTRA AVALIAÇÃO FOI FEITA COM OS MESMOS DESCRITORES E 86% DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESOLVER COM MAIS PRECISÃO AS PERGUNTAS SOBRE ESSES ASSUNTOS E AINDA EXERCITAREM A LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.