ENTENDE-SE QUE A ESCOLA É UM LUGAR DE DIFERENTES DEMANDAS PSÍQUICAS E O PLANTÃO PSICOLÓGICO MOSTRA-SE COMO UMA PRÁTICA PREOCUPADA NESSA CONFIGURAÇÃO, BUSCANDO ROMPER COM O PRECONCEITO QUE AINDA EXISTE EM TORNO DESSA PRÁTICA E AMPARAR TODOS OS ATORES DA ESCOLA, ABRANGENDO TAMBÉM A COMUNIDADE EM GERAL. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE RELATAR UMA EXPERIÊNCIA EM PLANTÃO PSICOLÓGICO NO ÂMBITO ESCOLAR E, ASSIM, DIFUNDIR AS REAIS NECESSIDADES DA ESCUTA NESSE CONTEXTO. AS AÇÕES DO PLANTÃO PSICOLÓGICO ACONTECERAM NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE VICENTE GONÇALVES ALBUQUERQUE, DE EDUCAÇÃO PÚBLICA E LOCALIZADA NA CIDADE DE QUIXADÁ, CEARÁ, NOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2019. O PÚBLICO QUE A ESCOLA CONTEMPLA É DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM IDADES ENTRE 11 E 15 ANOS. PARA CONSTRUIR UMA DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA, COLHERAM-SE PRODUÇÕES SOBRE O TEMA DISPONÍVEIS ON-LINE EM PLATAFORMAS COMO SCIELO, PEPSIC E GOOGLE ACADÊMICO. ATRAVÉS DA ATENÇÃO E CUIDADO, USADOS COMO INSTRUMENTOS DE APOIO NA PRÁTICA DO PLANTÃO, DIANTE DAS DEMANDAS E AO ENTRAR EM CONTATO COM AS REALIDADES, AOS POUCOS FOI POSSÍVEL CONTEMPLAR A EXPANSÃO E RECONHECIMENTO DESSE SERVIÇO NA ESCOLA, BEM COMO NOTAR O BENEFÍCIO PRESTADO PARA A DINÂMICA ESCOLAR COMO UM TODO. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A PRÁTICA DO PLANTÃO PSICOLÓGICO TRAZ VANTAGENS PARA A ESCOLA E A COMUNIDADE, TANTO NAS RELAÇÕES COMO NO SUPORTE AO SOFRIMENTO PSÍQUICO QUE SE APRESENTA NESSE LOCAL, POR MEIO DA POSSIBILIDADE DE UMA ESCUTA QUALIFICADA VOLTADA AOS PROCESSOS PESSOAIS DEMANDADOS DE MANEIRA ESPONTÂNEA E EMERGENCIAL.