COM O ADVENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS PARADIGMAS FORAM ESTABELECIDOS EM DETRIMENTO A VELHOS CONCEITOS RELACIONADO A TEMPO, ESPAÇO E À PRÓPRIA FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, CONTRIBUINDO PARA QUE A ESCOLA REPENSASSE O PAPEL QUE EXERCE NA SOCIEDADE, E EXIGINDO A ADEQUAÇÃO DELA TANTO NO QUE SE REFERE AOS ASPECTOS FÍSICOS QUANTO AOS IDEOLÓGICOS. COM BASE NESSE ENFOQUE, ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR UMA SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA SOBRE A CIBERCULTURA E A FORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COLETIVA, PROPONDO UMA REFLEXÃO ACERCA DAS MUDANÇAS QUE ELA PROVOCOU NO FENÔMENO CULTURAL, NO CONHECIMENTO E NA EDUCAÇÃO. PARA TANTO, AS LEITURAS ESTIVERAM PAUTADAS NOS POSTULADOS DE BLIKSTEIN (2013), CAVALCANTE (2013), MACHADO (2010) E STED (2013).