O relato consiste em trazer a proposta do Programa Nacional de IntegraÇÃo da EducaÇÃo Profissional - PROEJA com a EducaÇÃo TÉcnica na Modalidade de EducaÇÃo de Jovens e Adultos, integrado ao ensino mÉdio e tambÉm analisar a influÊncia no seu processo de formaÇÃo integral do estudante trabalhador, reconhecendo e apontando os caminhos e as contradiÇÕes constatadas entre o proposto pelo projeto e sua efetivaÇÃo no cenÁrio educacional. Esse artigo traz relatos de experiÊncias das quatro primeiras turmas concluÍdas no Curso TÉcnico em Meio Ambiente da Escola TÉcnica de SaÚde – ESTES da Universidade Federal de UberlÂndia – UFU integrado ao ensino mÉdio na modalidade PROEJA em parceria com a Secretaria Estadual de EducaÇÃo de Minas Gerais – SEE implantando por meio do Projeto PedagÓgico Integrado. O resultado observado ao longo da formaÇÃo apontou um Índice relativamente baixo em relaÇÃo a taxa de evasÃo em torno de 19% associadas a outras aÇÕes que nos motivaram na continuidade do projeto como conteÚdos integrados do mÉdio ao tÉcnico, acompanhamento pedagÓgico, psicolÓgico, vivencias e prÁticas em laboratÓrios, visitas tÉcnicas e trabalhos de campo tem refletido muito na permanÊncia do estudante. Ao final de 3 anos, o estudante certifica-se no ensino mÉdio e credenciado em TÉcnico em Meio Ambiente registrado junto ao CREA/MG. O objetivo principal conste em analisar e refletir sobre as possibilidades da inserÇÃo e permanÊncia dos estudantes nessas modalidades de ensino de forma que os estudantes possam encontrar significado tanto nos processos de ensino como tambÉm nas aprendizagens desenvolvidas no cotidiano da sala de aula.