Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO E NUCLEAMENTO DE TURMAS MULTISSERIADAS EM SANTA CECÍLIA - PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, TURMAS MULTISSERIADAS, NUCLEAMENTO SERIADO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60072
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1556
    "inscrito_id" => 6072
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO E NUCLEAMENTO DE TURMAS MULTISSERIADAS EM SANTA CECÍLIA - PB"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO FAZ UM BREVE PERCURSO PELA HISTORICIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E ABORDA ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA DOCÊNCIA EM TURMAS MULTISSERIADAS. DESTACA E ANALISA OS DEPOIMENTOS DE CINCO PROFESSORAS DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA – PB QUE PARTICIPARAM DO PROCESSO DE NUCLEAMENTO DE TURMAS MULTISSERIADAS EM ALGUMAS ESCOLAS DO CAMPO. AS INTERLOCUÇÕES COM AS DOCENTES SE FUNDAMENTAM NOS ESTUDOS DE ARROYO (1999), BAPTISTA (2003), CARVALHO (2015), RAMALHO (2008), ENTRE OUTROS AUTORES. AO PROPOR O DEBATE SOBRE NUCLEAMENTO ESCOLAR, BUSCA REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E DISCUTIR O ESTIGMA DE ATRASO QUE PERMEIA ESSE TERRITÓRIO, QUE É SUBMETIDO A SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ESCOLAS URBANAS SERIADAS. NO QUE CONCERNE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AO CURRÍCULO ESCOLAR, FOI OBSERVADO QUE NÃO HÁ EFETIVA PREOCUPAÇÃO COM OS CONTEXTOS E SABERES INERENTES AO CAMPO, UMA VEZ QUE SÃO REPRODUZIDAS PRÁTICAS QUE NÃO CONDIZEM COM AS DEMANDAS E ESPECIFICIDADES LOCAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, TURMAS MULTISSERIADAS, NUCLEAMENTO SERIADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6072_14082019153127.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON LIMA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON LIMA"
    "autor_email" => "robsonlima13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60072
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1556
    "inscrito_id" => 6072
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO E NUCLEAMENTO DE TURMAS MULTISSERIADAS EM SANTA CECÍLIA - PB"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO FAZ UM BREVE PERCURSO PELA HISTORICIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E ABORDA ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA DOCÊNCIA EM TURMAS MULTISSERIADAS. DESTACA E ANALISA OS DEPOIMENTOS DE CINCO PROFESSORAS DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA – PB QUE PARTICIPARAM DO PROCESSO DE NUCLEAMENTO DE TURMAS MULTISSERIADAS EM ALGUMAS ESCOLAS DO CAMPO. AS INTERLOCUÇÕES COM AS DOCENTES SE FUNDAMENTAM NOS ESTUDOS DE ARROYO (1999), BAPTISTA (2003), CARVALHO (2015), RAMALHO (2008), ENTRE OUTROS AUTORES. AO PROPOR O DEBATE SOBRE NUCLEAMENTO ESCOLAR, BUSCA REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E DISCUTIR O ESTIGMA DE ATRASO QUE PERMEIA ESSE TERRITÓRIO, QUE É SUBMETIDO A SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ESCOLAS URBANAS SERIADAS. NO QUE CONCERNE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AO CURRÍCULO ESCOLAR, FOI OBSERVADO QUE NÃO HÁ EFETIVA PREOCUPAÇÃO COM OS CONTEXTOS E SABERES INERENTES AO CAMPO, UMA VEZ QUE SÃO REPRODUZIDAS PRÁTICAS QUE NÃO CONDIZEM COM AS DEMANDAS E ESPECIFICIDADES LOCAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, TURMAS MULTISSERIADAS, NUCLEAMENTO SERIADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6072_14082019153127.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON LIMA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON LIMA"
    "autor_email" => "robsonlima13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO FAZ UM BREVE PERCURSO PELA HISTORICIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E ABORDA ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA DOCÊNCIA EM TURMAS MULTISSERIADAS. DESTACA E ANALISA OS DEPOIMENTOS DE CINCO PROFESSORAS DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA – PB QUE PARTICIPARAM DO PROCESSO DE NUCLEAMENTO DE TURMAS MULTISSERIADAS EM ALGUMAS ESCOLAS DO CAMPO. AS INTERLOCUÇÕES COM AS DOCENTES SE FUNDAMENTAM NOS ESTUDOS DE ARROYO (1999), BAPTISTA (2003), CARVALHO (2015), RAMALHO (2008), ENTRE OUTROS AUTORES. AO PROPOR O DEBATE SOBRE NUCLEAMENTO ESCOLAR, BUSCA REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E DISCUTIR O ESTIGMA DE ATRASO QUE PERMEIA ESSE TERRITÓRIO, QUE É SUBMETIDO A SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ESCOLAS URBANAS SERIADAS. NO QUE CONCERNE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AO CURRÍCULO ESCOLAR, FOI OBSERVADO QUE NÃO HÁ EFETIVA PREOCUPAÇÃO COM OS CONTEXTOS E SABERES INERENTES AO CAMPO, UMA VEZ QUE SÃO REPRODUZIDAS PRÁTICAS QUE NÃO CONDIZEM COM AS DEMANDAS E ESPECIFICIDADES LOCAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.