Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 229
INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE E/LE ATRAVÉS DA FIGURA DE ABREU E LIMA

Palavra-chaves: INTERCULTURALIDADE, ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, ENSINO DE LÍNGUAS, ABREU E LIMA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

CONSIDERANDO A POUCA UTILIZAÇÃO DE PERSONAGENS HISTÓRICAS NOS MANUAIS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE), O PRESENTE TRABALHO, MEDIANTE INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ABREU E LIMA, TEM COMO OBJETIVOS: AUXILIAR AS PRÁTICAS DE E/LE QUE TRABALHEM A INTERCULTURALIDADE E O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO-COMUNICATIVO; APRESENTAR AS POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAR AULAS COM O SUJEITO HISTÓRICO ABREU E LIMA, COMO ELO ENTRE CULTURAS COM A FINALIDADE DE RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL; AGREGAR AO ENSINO DE LÍNGUAS O CONCEITO DE CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL DA IDENTIDADE DE UM POVO. PARA ISSO UTILIZAREMOS FUNDAMENTAÇÃO DE SUPORTE BIOGRÁFICO A RESPEITO DE ABREU E LIMA, BEM COMO AS IDEIAS DE ESPÍRITO DE INTEGRAÇÃO REGISTRADAS NA CARTA CULTURAL IBERO-AMERICANA DE 2006 E DISCUSSÕES SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS NO ENSINO DE ESPANHOL E O TRABALHO COM PERSONAGENS HISTÓRICAS PARA OS MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA. COMO RESULTADO, BUSCA-SE UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE BASEADA NOS CONCEITOS LEVANTADOS, CONSTRUA ATRAVÉS DA FIGURA DE ABREU E LIMA, A IDENTIDADE E INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA NO AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA, PROMOVENDO A APROXIMAÇÃO METODOLÓGICA DE VÍNCULO CULTURAL COM A LÍNGUA ESTRANGEIRA NESTE ESPAÇO EDUCACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.