AOGA: JOGO MOBILE PARA AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59083 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5633 "inscrito_id" => 14879 "titulo" => "AOGA: JOGO MOBILE PARA AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO" "resumo" => "É SABIDO QUE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PRESENTE NA MAIORIA DAS ESCOLAS VEM SENDO ACOMPANHADO POR UMA CONSTANTE FALTA DE INTERESSE POR PARTE, PRINCIPALMENTE, DOS DISCENTES, QUE NÃO VEEM MOTIVAÇÃO PARA SE INSERIREM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE. DEVIDO A ISSO E CONSIDERANDO A GRANDE INSERÇÃO, NOS DIAS QUE CORREM, DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS JOGOS, ESSAS PODEM ENTRAR COMO UM IMPORTANTE APOIO NA METODOLOGIA UTILIZADA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM MEIO AO CONTEXTO DE GAMIFICAÇÃO ESCOLAR. ASSIM, PROPOMOS, NESTE TRABALHO, UM JOGO DE APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO-SE DA MECÂNICA DA GAMIFICAÇÃO, ISTO É, DA INSERÇÃO DO JOGO NO AMBIENTE ESCOLAR. O JOGO, DESENVOLVIDO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS, TERÁ INTEGRADO A ELE O SISTEMA ACADÊMICO DO IFRN-CN, O SUAP. A IDEIA DESTA INTEGRAÇÃO É UTILIZAR OS DADOS DISPONÍVEIS NO SISTEMA ACADÊMICO, COMO FREQUÊNCIA E ÍNDICES DE DESEMPENHO BIMESTRAIS, PARA INFLUENCIAR O PROGRESSO DO PERSONAGEM DO ALUNO NO JOGO. COMO CENÁRIO PARA OS TESTES DE USABILIDADE DO JOGO, OPTAMOS PELO CAMPUS CURRAIS NOVOS DO IFRN, POSTERIORMENTE, A DEPENDER DOS RESULTADOS, PUBLICAREMOS O JOGO NAS LOJAS APP STORE E PLAY STORE NO INTUITO DE EXPANDIR O USO DO JOGO PARA OS DEMAIS CAMPI DO IFRN. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE O PRESENTE PROJETO SOFRA INTERVENÇÕES, A FIM DE QUE SEJA MELHORADO, E ABRA PORTAS PARA QUE A COMUNIDADE CIENTÍFICA ESTENDA O CONHECIMENTO NA ÁREA DE GAMIFICAÇÃO PARA AUXÍLIO NO MELHORAMENTO DO PROCESSO-ENSINO APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GAMIFICAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, APLICATIVO-MÓVEL, APLICATIVO-MÓVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID14879_03102019200102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUELLY BRENNA RÉGIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUELLY BRENNA" "autor_email" => "brenna678raquelly@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59083 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5633 "inscrito_id" => 14879 "titulo" => "AOGA: JOGO MOBILE PARA AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO" "resumo" => "É SABIDO QUE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PRESENTE NA MAIORIA DAS ESCOLAS VEM SENDO ACOMPANHADO POR UMA CONSTANTE FALTA DE INTERESSE POR PARTE, PRINCIPALMENTE, DOS DISCENTES, QUE NÃO VEEM MOTIVAÇÃO PARA SE INSERIREM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE. DEVIDO A ISSO E CONSIDERANDO A GRANDE INSERÇÃO, NOS DIAS QUE CORREM, DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS JOGOS, ESSAS PODEM ENTRAR COMO UM IMPORTANTE APOIO NA METODOLOGIA UTILIZADA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM MEIO AO CONTEXTO DE GAMIFICAÇÃO ESCOLAR. ASSIM, PROPOMOS, NESTE TRABALHO, UM JOGO DE APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO-SE DA MECÂNICA DA GAMIFICAÇÃO, ISTO É, DA INSERÇÃO DO JOGO NO AMBIENTE ESCOLAR. O JOGO, DESENVOLVIDO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS, TERÁ INTEGRADO A ELE O SISTEMA ACADÊMICO DO IFRN-CN, O SUAP. A IDEIA DESTA INTEGRAÇÃO É UTILIZAR OS DADOS DISPONÍVEIS NO SISTEMA ACADÊMICO, COMO FREQUÊNCIA E ÍNDICES DE DESEMPENHO BIMESTRAIS, PARA INFLUENCIAR O PROGRESSO DO PERSONAGEM DO ALUNO NO JOGO. COMO CENÁRIO PARA OS TESTES DE USABILIDADE DO JOGO, OPTAMOS PELO CAMPUS CURRAIS NOVOS DO IFRN, POSTERIORMENTE, A DEPENDER DOS RESULTADOS, PUBLICAREMOS O JOGO NAS LOJAS APP STORE E PLAY STORE NO INTUITO DE EXPANDIR O USO DO JOGO PARA OS DEMAIS CAMPI DO IFRN. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE O PRESENTE PROJETO SOFRA INTERVENÇÕES, A FIM DE QUE SEJA MELHORADO, E ABRA PORTAS PARA QUE A COMUNIDADE CIENTÍFICA ESTENDA O CONHECIMENTO NA ÁREA DE GAMIFICAÇÃO PARA AUXÍLIO NO MELHORAMENTO DO PROCESSO-ENSINO APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GAMIFICAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, APLICATIVO-MÓVEL, APLICATIVO-MÓVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID14879_03102019200102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUELLY BRENNA RÉGIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUELLY BRENNA" "autor_email" => "brenna678raquelly@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }