Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AOGA: JOGO MOBILE PARA AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, GAMIFICAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, APLICATIVO-MÓVEL, APLICATIVO-MÓVEL Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

É SABIDO QUE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PRESENTE NA MAIORIA DAS ESCOLAS VEM SENDO ACOMPANHADO POR UMA CONSTANTE FALTA DE INTERESSE POR PARTE, PRINCIPALMENTE, DOS DISCENTES, QUE NÃO VEEM MOTIVAÇÃO PARA SE INSERIREM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE. DEVIDO A ISSO E CONSIDERANDO A GRANDE INSERÇÃO, NOS DIAS QUE CORREM, DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS JOGOS, ESSAS PODEM ENTRAR COMO UM IMPORTANTE APOIO NA METODOLOGIA UTILIZADA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM MEIO AO CONTEXTO DE GAMIFICAÇÃO ESCOLAR. ASSIM, PROPOMOS, NESTE TRABALHO, UM JOGO DE APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO-SE DA MECÂNICA DA GAMIFICAÇÃO, ISTO É, DA INSERÇÃO DO JOGO NO AMBIENTE ESCOLAR. O JOGO, DESENVOLVIDO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS, TERÁ INTEGRADO A ELE O SISTEMA ACADÊMICO DO IFRN-CN, O SUAP. A IDEIA DESTA INTEGRAÇÃO É UTILIZAR OS DADOS DISPONÍVEIS NO SISTEMA ACADÊMICO, COMO FREQUÊNCIA E ÍNDICES DE DESEMPENHO BIMESTRAIS, PARA INFLUENCIAR O PROGRESSO DO PERSONAGEM DO ALUNO NO JOGO. COMO CENÁRIO PARA OS TESTES DE USABILIDADE DO JOGO, OPTAMOS PELO CAMPUS CURRAIS NOVOS DO IFRN, POSTERIORMENTE, A DEPENDER DOS RESULTADOS, PUBLICAREMOS O JOGO NAS LOJAS APP STORE E PLAY STORE NO INTUITO DE EXPANDIR O USO DO JOGO PARA OS DEMAIS CAMPI DO IFRN. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE O PRESENTE PROJETO SOFRA INTERVENÇÕES, A FIM DE QUE SEJA MELHORADO, E ABRA PORTAS PARA QUE A COMUNIDADE CIENTÍFICA ESTENDA O CONHECIMENTO NA ÁREA DE GAMIFICAÇÃO PARA AUXÍLIO NO MELHORAMENTO DO PROCESSO-ENSINO APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS.

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