Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE BARCARENA-PA

Palavra-chaves: GESTÃO DE RESÍDUOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

EM 2 DE AGOSTO DE 2010, ENTROU EM VIGOR A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PNRS, DELEGANDO COMPETÊNCIAS AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS BRASILEIROS, SENDO UMA DELAS, A ELABORAÇÃO DE SEUS PLANOS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS – PGIRS. ESSA DETERMINAÇÃO FOI SIGNIFICATIVA, POIS SUA ELABORAÇÃO TORNOU-SE UMA CONDIÇÃO PARA QUE O DISTRITO FEDERAL E OS MUNICÍPIOS PUDESSEM TER ACESSO AOS RECURSOS DA UNIÃO QUE SÃO DESTINADOS A UMA SÉRIE DE AÇÕES, COMO: A LIMPEZA URBANA, A RECICLAGEM, REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E COLETA SELETIVA DESSES RESÍDUOS, A PROGRAMAS E AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VOLTADAS À PARTICIPAÇÃO DE COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES DE CATADORES DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS E RECICLÁVEIS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI VERIFICAR AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS DENTRO DOS PROGRAMAS QUE FAZEM PARTE DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE BARCARENA-PA. A METODOLOGIA UTILIZADA BASEOU-SE EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, INFORMAÇÕES E DADOS ATRAVÉS DE DOCUMENTOS E ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELAS SECRETARIAS DO MUNICÍPIO. VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE UM DIAGNÓSTICO DE VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE VEM SENDO PRATICADA PELOS ÓRGÃOS EXECUTORES.

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