Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSCRIÇÃO EM BRAILLE, TINTA AMPLIADA E TÁTIL: UMA POSSIBILIDADE DE RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA BRASILEIRA EM SALA DE AULA COMUM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSCRIÇÃO EM BRAILLE, TINTA AMPLIADA ETÁTIL, PARADIDÁTICO A BELA ACORDADA. Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSA PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL (SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS - SAC). TEVE COMO OBJETIVOS A OBSERVAÇÃO E ANALISE DA LEITURA OU AUDIODESCRIÇÃO NA LITERATURA BRASILEIRA A BELA ACORDADA, PARA REFLETIR A IMPORTÂNCIA DA TRANSCRIÇÃO ADAPTADA DE UM PARADIDÁTICO NO TOCANTE À REPRESENTATIVIDADE NEGRA ENVOLVENDO A CULTURA, ETNIA, IDEOLOGIA E RELIGIÃO, NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM CEGUEIRA, BAIXA VISÃO E ALUNOS VIDENTES NO CONTEXTO DA SALA DE AULA COMUM. A PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE O PERÍODO DE NOVEMBRO DE 2018 A MARÇO DE 2019, COMO PESQUISA DE CAMPO NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS E LITERATURA, COM QUATRO TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, 6º, 7º, 8º E 9º ANOS, COM ALUNOS COM CEGUEIRA, BAIXA VISÃO E ALUNOS COM BOA VISÃO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS E QUESTIONÁRIO. OS RESULTADOS E DISCUSSÕES APONTARAM QUE OS ALUNOS DO GRUPO DE ESTUDOS DESSA PESQUISA ENFRENTAM GRANDES BARREIRAS ATITUDINAIS, COMUNICACIONAIS, METODOLÓGICAS E INSTRUMENTAIS QUE IMPEDEM UM DESENVOLVIMENTO GARANTIDO POR LEI EM SALA COMUM E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O QUE CONDUZIU A TRANSCRIÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO IMPRESSO EM TINTA PARA O LIVRO EM BAILLE, TINTA AMPLIADA E TÁTIL? OS RESULTADOS E DISCUSSÃO DESSA PESQUISA.QUE DIFERENÇAS SEMIO-COGNITIVAS IMPORTANTES SURGIRAM NOS ALUNOS? DE ACORDO COM OS RESULTADOS, POUCAS DIFERENÇAS.

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