Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 270
ANÁLISE DO SOLO E MACROFAUNA DA ÁREA VERDE NO IFPA- BELÉM, COMO METODOLOGIA EDUCACIONAL APLICADA AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MACROFAUNA, SOLO, ECOLOGIA, ECOLOGIA Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO SENSIBILIZAR E CONSCIENTIZAR OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR E CONSERVAR DETERMINADO AMBIENTE A PARTIR DO ENSINO PRÁTICO E TEÓRICO DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA. O ESTUDO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO É EXTREMAMENTE RELEVANTE, POIS POSSIBILITA AOS ALUNOS UM CONTATO COM UM APRENDIZADO SUSTENTÁVEL, CONCOMITANTE A ESTE ASSUNTO, PODEMOS DESTACAR TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE ZOOLOGIA, QUE RELACIONA O ESTUDO DOS ANIMAIS E ECOSSISTEMAS VIVENTES, JÁ QUE, OS ORGANISMOS QUE VIVEM NO SOLO POSSUEM PAPEL IMPRESCINDÍVEL EM SUA FORMAÇÃO, ALÉM DE ATUAREM NAS TRANSFORMAÇÕES DOS ELEMENTOS DO SOLO, ORGÂNICOS E MINERAIS. AS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA SÃO FUNDAMENTAIS PARA A COMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EXPANDEM-SE COM AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, ATIVIDADES DE CAMPO E TAMBÉM EM LABORATÓRIO COM AS ANÁLISES E COMPREENSÕES DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EXISTENTES NO CONTEXTO DIÁRIO. A ATIVIDADE FOI FEITA COM OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA TURMA DE EDIFICAÇÕES DO IFPA. INICIALMENTE FOI PASSADO AOS ALUNOS UM QUESTIONÁRIO CONTENDO CINCO QUESTÕES OBJETIVAS, PARA VERIFICAR SEUS CONHECIMENTOS A RESPEITO DOS INVERTEBRADOS QUE COMPÕEM A MACROFAUNA DO SOLO, EM SEGUIDA FOI REALIZADA A COLETA DO MATERIAL (SOLO E ANELÍDEOS PRESENTES NELE), PARA POSTERIOR ANÁLISE NAS LUPAS DO LABORATÓRIO DE PESQUISA DO IFPA. A PARTIR DA METODOLOGIA UTILIZADA PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO APRESENTARAM MELHORAS NA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.