Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DE QUEM É A CULPA?

Palavra-chaves: EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO INTEGRADO, FRACASSO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60615
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1249
    "inscrito_id" => 893
    "titulo" => "FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DE QUEM É A CULPA?"
    "resumo" => "O FRACASSO ESCOLAR TEM SE TORNADO UMA REALIDADE NAS TURMAS INGRESSANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO. DIANTE DE TAL FATO, TORNAM-SE NECESSÁRIOS ESTUDOS QUE BUSQUEM INICIAR UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, ALÉM DE BUSCAR CONHECER QUAIS SÃO OS AGENTES RESPONSÁVEIS POR ESSE FRACASSO. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO MÉDIO EM AGROPECUÁRIA E FAZER UMA RELAÇÃO COM O SEU DESEMPENHO AO TÉRMINO DO PRIMEIRO ANO LETIVO. UTILIZANDO-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL E DE ENTREVISTAS, BUSCOU-SE ENTENDER QUAIS FATORES FORAM DETERMINANTES, OU AO MENOS, INFLUENCIARAM NOS POSSÍVEIS INSUCESSOS DOS ALUNOS, PODENDO ASSIM, ENCONTRAR MEIOS DE EVITAR QUE ESSE PROBLEMA CONTINUE A SE REPETIR. COM ESSA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXISTEM NA INSTITUIÇÃO DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO E QUE ISSO SE DEVE A VÁRIOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS QUE INFLUENCIAM NESTA PROBLEMÁTICA. E AINDA, QUE FATORES NEGATIVOS MUITO RECORRENTES NESSE PROCESSO SERIAM A FALTA DE ROTINA DE ESTUDOS DOS ALUNOS E A MÁ ALIMENTAÇÃO A QUE ALGUNS ESTÃO SUJEITOS. GREVES, PARALISAÇÕES E CONSTANTES MUDANÇAS NO CALENDÁRIO E NO QUADRO DOCENTE TAMBÉM TRAZEM PREJUÍZOS AO APRENDIZADO. VERIFICA-SE QUE A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES INSTITUCIONAIS COM O OLHAR MAIS HUMANO TAL COMO ESTREITAR A RELAÇÃO COM OS PAIS, ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO E DA FREQUÊNCIA DOS ALUNOS DESDE O INÍCIO DO ANO LETIVO, REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS E A BUSCA POR CONHECER SUA REALIDADE CONTRIBUI PARA SUA MOTIVAÇÃO, FAZENDO COM QUE ELES SE DEDIQUEM MAIS AOS ESTUDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO INTEGRADO, FRACASSO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID893_14102019150314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERCIVANIA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VÂNIA GOMES"
    "autor_email" => "gercivania.gomes@ifsertao"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60615
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1249
    "inscrito_id" => 893
    "titulo" => "FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DE QUEM É A CULPA?"
    "resumo" => "O FRACASSO ESCOLAR TEM SE TORNADO UMA REALIDADE NAS TURMAS INGRESSANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO. DIANTE DE TAL FATO, TORNAM-SE NECESSÁRIOS ESTUDOS QUE BUSQUEM INICIAR UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, ALÉM DE BUSCAR CONHECER QUAIS SÃO OS AGENTES RESPONSÁVEIS POR ESSE FRACASSO. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO MÉDIO EM AGROPECUÁRIA E FAZER UMA RELAÇÃO COM O SEU DESEMPENHO AO TÉRMINO DO PRIMEIRO ANO LETIVO. UTILIZANDO-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL E DE ENTREVISTAS, BUSCOU-SE ENTENDER QUAIS FATORES FORAM DETERMINANTES, OU AO MENOS, INFLUENCIARAM NOS POSSÍVEIS INSUCESSOS DOS ALUNOS, PODENDO ASSIM, ENCONTRAR MEIOS DE EVITAR QUE ESSE PROBLEMA CONTINUE A SE REPETIR. COM ESSA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXISTEM NA INSTITUIÇÃO DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO E QUE ISSO SE DEVE A VÁRIOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS QUE INFLUENCIAM NESTA PROBLEMÁTICA. E AINDA, QUE FATORES NEGATIVOS MUITO RECORRENTES NESSE PROCESSO SERIAM A FALTA DE ROTINA DE ESTUDOS DOS ALUNOS E A MÁ ALIMENTAÇÃO A QUE ALGUNS ESTÃO SUJEITOS. GREVES, PARALISAÇÕES E CONSTANTES MUDANÇAS NO CALENDÁRIO E NO QUADRO DOCENTE TAMBÉM TRAZEM PREJUÍZOS AO APRENDIZADO. VERIFICA-SE QUE A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES INSTITUCIONAIS COM O OLHAR MAIS HUMANO TAL COMO ESTREITAR A RELAÇÃO COM OS PAIS, ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO E DA FREQUÊNCIA DOS ALUNOS DESDE O INÍCIO DO ANO LETIVO, REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS E A BUSCA POR CONHECER SUA REALIDADE CONTRIBUI PARA SUA MOTIVAÇÃO, FAZENDO COM QUE ELES SE DEDIQUEM MAIS AOS ESTUDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO INTEGRADO, FRACASSO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID893_14102019150314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERCIVANIA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VÂNIA GOMES"
    "autor_email" => "gercivania.gomes@ifsertao"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O FRACASSO ESCOLAR TEM SE TORNADO UMA REALIDADE NAS TURMAS INGRESSANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO. DIANTE DE TAL FATO, TORNAM-SE NECESSÁRIOS ESTUDOS QUE BUSQUEM INICIAR UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, ALÉM DE BUSCAR CONHECER QUAIS SÃO OS AGENTES RESPONSÁVEIS POR ESSE FRACASSO. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO MÉDIO EM AGROPECUÁRIA E FAZER UMA RELAÇÃO COM O SEU DESEMPENHO AO TÉRMINO DO PRIMEIRO ANO LETIVO. UTILIZANDO-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL E DE ENTREVISTAS, BUSCOU-SE ENTENDER QUAIS FATORES FORAM DETERMINANTES, OU AO MENOS, INFLUENCIARAM NOS POSSÍVEIS INSUCESSOS DOS ALUNOS, PODENDO ASSIM, ENCONTRAR MEIOS DE EVITAR QUE ESSE PROBLEMA CONTINUE A SE REPETIR. COM ESSA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXISTEM NA INSTITUIÇÃO DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO E QUE ISSO SE DEVE A VÁRIOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS QUE INFLUENCIAM NESTA PROBLEMÁTICA. E AINDA, QUE FATORES NEGATIVOS MUITO RECORRENTES NESSE PROCESSO SERIAM A FALTA DE ROTINA DE ESTUDOS DOS ALUNOS E A MÁ ALIMENTAÇÃO A QUE ALGUNS ESTÃO SUJEITOS. GREVES, PARALISAÇÕES E CONSTANTES MUDANÇAS NO CALENDÁRIO E NO QUADRO DOCENTE TAMBÉM TRAZEM PREJUÍZOS AO APRENDIZADO. VERIFICA-SE QUE A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES INSTITUCIONAIS COM O OLHAR MAIS HUMANO TAL COMO ESTREITAR A RELAÇÃO COM OS PAIS, ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO E DA FREQUÊNCIA DOS ALUNOS DESDE O INÍCIO DO ANO LETIVO, REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS E A BUSCA POR CONHECER SUA REALIDADE CONTRIBUI PARA SUA MOTIVAÇÃO, FAZENDO COM QUE ELES SE DEDIQUEM MAIS AOS ESTUDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.