A IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS QUE ESTRUTURAM A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TEMPERATURA EM ESTUDANTES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PODEM AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO, CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO DESSA PESQUISA É APRESENTAR ESSA IDENTIFICAÇÃO EM ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS SITUADAS NA CIDADE DE LUÍS GOMES – RN, A SABER, O COLÉGIO MUNICIPAL PADRE RAIMUNDO OSVALDO E A ESCOLA ESTADUAL CORONEL FERNANDES BUSCANDO, POR MEIO, DESSE CONHECIMENTO COMPREENDER COMO ESSES ALUNOS FORMULAM TAL CONCEITO, A PARTIR DA IDEIA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, TEORIAS IMPLÍCITAS E OS PRINCÍPIOS QUE BALIZAM AS TEORIAS IMPLÍCITAS. PRETENDE-SE COM ISSO, CONSEGUIR SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE SE PERMITAM TRANSPOR OS OBSTÁCULOS QUE SURGEM EM VIRTUDE DOS PRINCÍPIOS INADEQUADOS QUE ELES ADOTAM. A METODOLOGIA FOI A PESQUISA DE CAMPO PARA COLETAR E ANALISAR DADOS COM ABORDAGEM QUALITATIVA – QUANTITATIVO, TENDO COMO UM DOS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A ELABORAÇÃO DE FICHAS COM AFIRMAÇÕES BASEADAS EM CADA UM DOS PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS, ONTOLÓGICOS E CONCEITUAIS QUE PODEM BALIZAR AS TEORIAS DOS ESTUDANTES. TAL ANALISE DE DADOS PODEM CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PERMITINDO AOS PROFESSORES BUSCAREM A MELHOR ESTRATÉGIA PARA QUE ESSES ALUNOS CONSIGAM TER PROPRIEDADE ACERCA DESSE CONCEITO.