O ARTIGO, A PARTIR DO AUXÍLIO DE CONCEITOS ELABORADOS POR PIERRE BOURDIEU, TEM POR OBJETIVO EMPREGAR DISCUSSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS BEM COMO FAZER UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE ENVOLVEM ESSE PROCESSO. FAREMOS USO TAMBÉM DA CONTRIBUIÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS PRODUZIDOS A RESPEITO DESSAS TEMÁTICAS. PARA DESENVOLVER ESTE ARTIGO PAUTAMO-NOS EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E NA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA. SABEMOS QUE PIERRE BOURDIEU, SOB UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA, DESENVOLVEU UMA TEORIA CONSISTENTE QUE PROPICIA UMA RICA ANÁLISE DAS QUESTÕES EDUCACIONAIS APONTANDO PRINCIPALMENTE PARA A DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO SISTEMA ESCOLAR EM FUNÇÃO DO PERTENCIMENTO A CLASSES SOCIAIS E REVELANDO A ESCOLA COMO UM ESPAÇO DE LEGITIMAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS EM DESIGUALDADES ESCOLARES. O ARTIGO SINALIZA PARA A NECESSIDADE DE UMA MAIOR COLABORAÇÃO ENTRE AS ÁREAS DE PESQUISAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DA EDUCAÇÃO DE SURDOS O QUE REPRESENTARIA GANHOS SIGNIFICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSE ALUNO, PRODUZIRIA MUDANÇAS NO INTERIOR DO CAMPO DE ENSINO CONTRIBUINDO PARA A DESESTRUTURAÇÃO DO HABITUS VICIADO DA HOMOGENEIZAÇÃO E PARA A SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, ASSIM COMO PARA A AQUISIÇÃO DO CAPITAL CULTURAL CIENTÍFICO TÃO IMPORTANTE PARA O ALUNO SURDO.