Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO (BELÉM, PA)

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROFESSORES, CAPACITAÇÃO, LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59012
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4475
    "inscrito_id" => 9217
    "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO (BELÉM, PA)"
    "resumo" => "A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (LBI) DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PERMITIU UM GRANDE AVANÇO NO QUE TANGE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ASSEGURANDO E PROMOVENDO A INCLUSÃO SOCIAL, O EXERCÍCIO DE DIREITOS E DAS LIBERDADES FUNDAMENTAIS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO AVERIGUAR A OPINIÃO DE 33 PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM COM DIFERENTES ANOS DE ATUAÇÃO EM RELAÇÃO A SUA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, E POSICIONAMENTO SOBRE A LBI. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS 30% POSSUEM MENOS DE 10 ANOS DE ATUAÇÃO, 27% ENTRE 10 - 20 ANOS E 43% MAIS DE 20 ANOS. CERCA DE 97% ATENDERAM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 33% TURMAS DO ENSINO MÉDIO. METADE DOS PROFESSORES 'RECÉM-FORMADOS' RECEBERAM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E SOMENTE 37% E 21% DOS PROFESSORES COM 10-20 ANOS E MAIS DE 20 ANOS DE ATUAÇÃO, RESPECTIVAMENTE FORAM FORMADOS ADEQUADAMENTE. DIANTE DESSA REALIDADE 64% DOS PROFESSORES BUSCARAM INFORMAÇÕES POR CONTA PRÓPRIA ATRAVÉS DE LIVROS (78%), INTERNET (43%) E CURSOS ONLINE (29%). MAIS DA METADE DOS PROFESSORES PREPARAM O SEU PRÓPRIO MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO (70%) SENDO DE MAIOR INICIATIVA POR PARTE DOS PROFESSORES FORMADOS RECENTEMENTE.  42% VOTARAM CONTRA A LBI, E OS PRINCIPAIS MOTIVOS SÃO A FALTA DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA NAS ESCOLAS (78%), DE MONITORES (53%) E DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO (43%)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROFESSORES, CAPACITAÇÃO, LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID9217_26092019174725.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IODAYSE SUANNE OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "IODAYSE SOUZA"
    "autor_email" => "iodayse.souza10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59012
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4475
    "inscrito_id" => 9217
    "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO (BELÉM, PA)"
    "resumo" => "A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (LBI) DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PERMITIU UM GRANDE AVANÇO NO QUE TANGE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ASSEGURANDO E PROMOVENDO A INCLUSÃO SOCIAL, O EXERCÍCIO DE DIREITOS E DAS LIBERDADES FUNDAMENTAIS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO AVERIGUAR A OPINIÃO DE 33 PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM COM DIFERENTES ANOS DE ATUAÇÃO EM RELAÇÃO A SUA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, E POSICIONAMENTO SOBRE A LBI. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS 30% POSSUEM MENOS DE 10 ANOS DE ATUAÇÃO, 27% ENTRE 10 - 20 ANOS E 43% MAIS DE 20 ANOS. CERCA DE 97% ATENDERAM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 33% TURMAS DO ENSINO MÉDIO. METADE DOS PROFESSORES 'RECÉM-FORMADOS' RECEBERAM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E SOMENTE 37% E 21% DOS PROFESSORES COM 10-20 ANOS E MAIS DE 20 ANOS DE ATUAÇÃO, RESPECTIVAMENTE FORAM FORMADOS ADEQUADAMENTE. DIANTE DESSA REALIDADE 64% DOS PROFESSORES BUSCARAM INFORMAÇÕES POR CONTA PRÓPRIA ATRAVÉS DE LIVROS (78%), INTERNET (43%) E CURSOS ONLINE (29%). MAIS DA METADE DOS PROFESSORES PREPARAM O SEU PRÓPRIO MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO (70%) SENDO DE MAIOR INICIATIVA POR PARTE DOS PROFESSORES FORMADOS RECENTEMENTE.  42% VOTARAM CONTRA A LBI, E OS PRINCIPAIS MOTIVOS SÃO A FALTA DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA NAS ESCOLAS (78%), DE MONITORES (53%) E DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO (43%)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROFESSORES, CAPACITAÇÃO, LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID9217_26092019174725.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IODAYSE SUANNE OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "IODAYSE SOUZA"
    "autor_email" => "iodayse.souza10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (LBI) DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PERMITIU UM GRANDE AVANÇO NO QUE TANGE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ASSEGURANDO E PROMOVENDO A INCLUSÃO SOCIAL, O EXERCÍCIO DE DIREITOS E DAS LIBERDADES FUNDAMENTAIS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO AVERIGUAR A OPINIÃO DE 33 PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM COM DIFERENTES ANOS DE ATUAÇÃO EM RELAÇÃO A SUA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, E POSICIONAMENTO SOBRE A LBI. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS 30% POSSUEM MENOS DE 10 ANOS DE ATUAÇÃO, 27% ENTRE 10 - 20 ANOS E 43% MAIS DE 20 ANOS. CERCA DE 97% ATENDERAM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 33% TURMAS DO ENSINO MÉDIO. METADE DOS PROFESSORES 'RECÉM-FORMADOS' RECEBERAM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E SOMENTE 37% E 21% DOS PROFESSORES COM 10-20 ANOS E MAIS DE 20 ANOS DE ATUAÇÃO, RESPECTIVAMENTE FORAM FORMADOS ADEQUADAMENTE. DIANTE DESSA REALIDADE 64% DOS PROFESSORES BUSCARAM INFORMAÇÕES POR CONTA PRÓPRIA ATRAVÉS DE LIVROS (78%), INTERNET (43%) E CURSOS ONLINE (29%). MAIS DA METADE DOS PROFESSORES PREPARAM O SEU PRÓPRIO MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO (70%) SENDO DE MAIOR INICIATIVA POR PARTE DOS PROFESSORES FORMADOS RECENTEMENTE. 42% VOTARAM CONTRA A LBI, E OS PRINCIPAIS MOTIVOS SÃO A FALTA DE INFRAESTRUTURA ADEQUADA NAS ESCOLAS (78%), DE MONITORES (53%) E DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO (43%).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.