NA ATUALIDADE, UMA DAS QUESTÕES QUE MAIS GERAM QUESTIONAMENTOS É A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE REFERENTE AO ENSINO BÁSICO, UMA REALIDADE QUE SE APRESENTA CADA VEZ MAIS NAS CRIANÇAS. A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM SE CARACTERIZA COMO ADVERSIDADES REFERENTES AO PRÓPRIO MÉTODO DE ENSINO OU INTERFERÊNCIAS EM GERAL QUE DIFICULTAM O APRENDIZADO. POR ISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO QUE É A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E SUA INTERAÇÃO COM O AMBIENTE ESCOLAR, POIS A SUA IDENTIFICAÇÃO AJUDA A ESTABELECER UM DIAGNÓSTICO PARA A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COM FINALIDADE DE SUPERÁ-LA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR TEORICAMENTE AS PERSPECTIVAS DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EM ARTIGOS DISPONÍVEIS EM PLATAFORMAS ON-LINE, COMO SCIELO, PEPSIC E GOOGLE ACADÊMICO, ALÉM DE LIVROS QUE VERSAM SOBRE O TEMA TRABALHADO. CONSTATOU-SE QUE, TANTO QUANTO O CURRÍCULO, A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM TAMBÉM DEVE SER PENSADA EM ACORDO COM AS NECESSIDADES DOS ALUNOS, JÁ QUE AMBOS SÃO ELEMENTOS CRUCIAIS PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ASSIM, EXISTE UMA RETROALIMENTAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NA AVALIAÇÃO ESCOLAR PARA QUE SEJAM CONSTRUÍDAS NOVAS METODOLOGIAS E, CONSEQUENTEMENTE, ADAPTAÇÕES CURRICULARES. CONCLUI-SE QUE É PRIMAZ QUE O SISTEMA EDUCACIONAL E OS SEUS ATORES REPENSEM AS PROPOSTAS DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO ESCOLAR FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COMO UM MODO DE RESPONDER PRONTAMENTE ÀS ESPECIFICIDADES QUE ESSES SUJEITOS DEMANDAM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.