AO VIVENCIAR UMA NOVA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL COM INSERÇÃO DAS NOVAS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS, FOI VERIFICADA A NECESSIDADE DE SE CRIAR UM AMBIENTE INOVADOR PARA QUE A CRIANÇA DA PRIMEIRA ETAPA DO ENSINO BÁSICO TENHA OPORTUNIDADE EM DESENVOLVER O PENSAMENTO CRIATIVO E EXPANDIR SUA CURIOSIDADE, FAZENDO USO DE MÍDIAS DIGITAIS E ANALÓGICAS. O OBJETIVO DESTA PESQUISA-APLICAÇÃO É DE OBSERVAR COMO UM AMBIENTE PREPARADO COM RECURSOS TECNOLÓGICOS PODE ALINHAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM À CULTURA JÁ LATENTE DE UMA GERAÇÃO DE NATIVOS DIGITAIS. NESTA ABORDAGEM FOI CRIADO UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIGITAL INFANTIL (LCTDI) EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE FEDERAL DE ENSINO, PERTENCENTE AO DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA (DCTA). FOI OBSERVADA NA PESQUISA COM 200 CRIANÇAS E SEUS PROFESSORES QUE O ESPAÇO OFERECIDO, FAVORECEU APRENDIZAGEM DE AMBOS EM UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA E PRÁTICA DOS EXPERIMENTOS EXECUTADOS. OBSERVOU-SE AVANÇOS E DOMÍNIO COM AS MÍDIAS DIGITAIS E POSSIBILIDADES EM CONCILIAR ESTAS COM AS ANALÓGICAS. PERCEBEU-SE QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER INOVAÇÃO NO ENSINO BÁSICO FAZENDO USO DE PEQUENOS RECURSOS E PROGRAMAS DE DOMÍNIO BÁSICO DO PROFESSOR E DA CRIANÇA.