BARROSO, Danilo Alves et al.. A dimensão lúdica da mediação da leitura na pré escola. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58188>. Acesso em: 23/12/2024 04:04
O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE PARTIU DA CURIOSIDADE DE ENTENDER A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE LETRAMENTO PARA O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. ELE OBJETIVA FAZER UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE LUDICIDADE E A PRÁTICA DA LEITURA NA PRÉ ESCOLA, DANDO ÊNFASE AO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DA LEITURA. PARTE DA CONCEPÇÃO DE PAULO FREIRE DE “LEITURA DO MUNDO”, BUSCANDO UMA ANÁLISE COERENTE COM O QUE É PRECONIZADO PELA LEGISLAÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANCORANDO-SE NOS ACHADOS DAS DCNEI E DA LDB. APÓS ANALISAR O PROCESSO DE MEDIAÇÃO DA LEITURA, CHEGA ÀS CONTRIBUIÇÕES DE LUCKESI À CERCA DA LUDICIDADE QUANTO MOMENTO DE ENTREGA TOTAL, DE INTEIREZA, E DE COMO ESSA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS. COMO RESULTADO DESSE DESBRAVAMENTO, TEMOS A AFIRMAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA FIGURA DO(A) PROFESSOR(A) COMO INDISPENSÁVEL NA MEDIAÇÃO ENTRE O UNIVERSO LITERÁRIO E A CRIANÇA, ALÉM DA BUSCA PELA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE LÚDICAS, EM RESPEITO AO QUE DE FATO IMPORTA PARA AS CRIANÇAS, ENTENDENDO SEU CARÁTER FORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.