Nos Últimos anos o ensino superior brasileiro tem sido objeto de vÁrias discussÕes devido ao grande Índice de evasÃo das instituiÇÕes de ensino superior. No tocante a disciplina de CÁlculo Diferencial e Integral, que estÁ inserida na matriz curricular de diversos cursos superiores, que formam profissionais com os diferentes perfis, quais sejam: engenheiros, fÍsicos, economistas, tecnÓlogos, matemÁticos e entre outros, apresenta uma representatividade pontual em virtude da sua taxa de retenÇÃo. Nosso objetivo consiste em realizar um levantamento das taxas de retenÇÃo dos alunos matriculados na disciplina de CÁlculo Diferencial e Integral I, no intervalo dos anos de 2014 e 2017. O campo empÍrico da pesquisa compreende o Instituto Federal de EducaÇÃo, CiÊncia e Tecnologia da ParaÍba, Campus Cajazeiras. Para tanto, a tipologia da pesquisa a ser utilizada compreende a abordagem de carÁter quali-quantitativo, descritiva-exploratÓria e do tipo estudo de caso. Contudo, depreendemos que o conhecimento de tal problemÁtica É tomada de partida para um diÁlogo robusto que culmine em aÇÕes institucionais e pedagÓgicas e que potencialize a erradicaÇÃo desses Índices que fortalecem a falta de estreitamento entre o sujeito aluno e a construÇÃo do conhecimento de forma significativa. Assim, avanÇamos com o planejamento de uma proposta de intervenÇÃo pedagÓgica a partir da apropriaÇÃo de uma ferramenta da web, o Google sala de aula, para otimizar as demandas encontradas na segunda etapa desta pesquisa e que refletem nos dados aqui apresentados.