ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESTACAR O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS POR CONSIDERAR UM INSTRUMENTO QUE PERMITE A REFLEXÃO, E POR SER UM SUBSÍDIO AOS PROFESSORES QUE DESEJAM MUDAR SUAS PRÁTICAS DOCENTES. É TAMBÉM UM MEDIADOR DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CONTRAPOSIÇÃO À APRENDIZAGEM MECÂNICA, COMPORTAMENTALISTA. NA CONSTRUÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL O APRENDIZ ELUCIDA QUAIS OS CONCEITOS MAIS RELEVANTES E QUAIS AS SUAS CONEXÕES EM UM CORPO DE CONHECIMENTO. A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA IMPLICA, NECESSARIAMENTE, ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS SUBJETIVOS, MAPAS CONCEITUAIS, TRAÇADOS POR PROFESSORES E ALUNOS, REFLETIRÃO TAIS SIGNIFICADOS. NESSE CONTEXTO, ESTA PESQUISA PRETENDE DESENVOLVER UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DO TIPO OFICINA PARA DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO ALAGOANO, E ASSIM CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, ALMEJAMOS COM ISSO, QUE AS AULAS DE CIÊNCIAS SE TORNEM CONTEXTUALIZADAS COM A REALIDADE EM QUE OS DISCENTES ESTÃO INSERIDOS, E PERCEBAM QUE OS CONTEÚDOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA ESTÃO PRESENTES NO SEU COTIDIANO E NA SUA VIDA EM SOCIEDADE. ESSA AÇÃO PODERÁ RESULTAR NA ELABORAÇÃO DE UM CADERNO DE MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE PODERÁ CONTRIBUIR PARA FORMAÇÕES FUTURAS.