VIVEMOS TEMPOS CRÍTICOS DE EXPLORAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, UMA VEZ QUE O SER HUMANO DESEMPENHA UMA RELAÇÃO DE SUPERIORIDADE E DOMINAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, IMPACTANDO NEGATIVAMENTE SEUS RECURSOS NATURAIS. VISTO ISSO, TORNA-SE EXTREMAMENTE NECESSÁRIO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISEM A SENSIBILIZAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DO PAPEL DO HOMEM EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE AVALIAR O ATUAL CENÁRIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUAS ABORDAGENS E PRÁTICAS EM SUA MODALIDADE FORMAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA-CE. O TRABALHO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OBTENÇÃO DE DADOS MEDIANTE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO, CONSTATANDO-SE UMA FALHA DO TRABALHO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS EM RELAÇÃO A INTERDISCIPLINARIDADE PREVISTA EM LEI PARA O TEMA, ONDE EM SUA MAIORIA VERIFICOU-SE O TRABALHO DA EA DE FORMA COMPARTIMENTALIZADA EM DISCIPLINAS AFINS. ALÉM DISSO TAMBÉM AFERIU-SE QUE A METODOLOGIA MAIS UTILIZADA PARA O TRABALHO DE TAL QUESTÃO SÃO AULAS TRADICIONAIS, QUE NÃO ESTIMULAM A TÃO IMPORTANTE CRITICIDADE DOS ALUNOS SOBRE O ASSUNTO. HAVENDO GRANDE NECESSIDADE DE INTERVENÇÕES E PLANEJAMENTO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DESSA POLÍTICA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.