A DINÂMICA NO MEIO CIENTÍFICO RESULTA EM NOVAS DESCOBERTAS QUE SÃO RAPIDAMENTE DISSEMINADAS NA
SOCIEDADE GRAÇAS AOS DIVERSOS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS. NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, CONHECIMENTOS
REFERENTES À GENÉTICA, ESPECIFICAMENTE SOBRE A AÇÃO GÊNICA E SUA APLICABILIDADE ATRAVÉS DA
BIOTECNOLOGIA, PASSARAM A SER ALVO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, O QUE CULMINOU NA INSERÇÃO DESSES
CONCEITOS NOS LIVROS DIDÁTICOS. ENTRETANTO, ESTES MUITAS VEZES ABORDAM A AÇÃO GÊNICA DE MODO ESTÁTICO,
O QUE PODE CONTRIBUIR PARA O CONCEITO INADEQUADO DE DETERMINISMO GENÉTICO. NESSA PERSPECTIVA ESTE
TRABALHO OBJETIVOU (1) IDENTIFICAR O CONCEITO DE GENE ADOTADO PELOS AUTORES EM LIVROS DE ENSINO MÉDIO
DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA/BA, (2) AVALIAR SE OS MESMOS ABORDAM O CONCEITO DE
GENE DE MODO DINÂMICO E QUE PASSA POR ALTERAÇÕES E (3) INVESTIGAR SE HÁ DISCUSSÃO ACERCA DAS
LIMITAÇÕES DO CONCEITO DE HERANÇA MONOGÊNICA. OS RESULTADOS APONTAM QUE APESAR DAS VÁRIAS PESQUISAS
COMPROVAREM A AÇÃO DOS GENES ENTRE SI, E COM O AMBIENTE, NA EXPRESSÃO DAS CARACTERÍSTICAS, OS AUTORES
DOS LIVROS DIDÁTICOS AINDA ABORDAM OS CONTEÚDOS, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE HERANÇA
MONOGÊNICA, EM UMA VERTENTE DETERMINISTA, O QUE PODE INTERFERIR INDIRETAMENTE OU DIRETAMENTE NO
ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE A EXPRESSÃO GÊNICA. RESSALTANDO QUE O LIVRO DIDÁTICO É CONSIDERADO O
INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E DEVE TER POR FINALIDADE AUXILIAR
NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATUALIZADOS E ATIVOS NA SOCIEDADE, É NECESSÁRIO UMA ABORDAGEM MAIS
INTERACIONISTA DA GENÉTICA PARA EVITAR A VISÃO INADEQUADA DE QUE OS GENES DETERMINAM O INDIVÍDUO.