ENSINO CRIATIVO EM ARTES VISUAIS: TECENDO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60239 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5725 "inscrito_id" => 9192 "titulo" => "ENSINO CRIATIVO EM ARTES VISUAIS: TECENDO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O NOSSO TRABALHO APRESENTA METODOLOGIAS CRIATIVAS QUE FORAM USADAS PARA COLABORAR COM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ENSINO DE ARTES VISUAIS. TRAZEMOS COMO OBJETIVO EVIDENCIAR A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DAS ARTES VISUAIS. COMO METODOLOGIA, INICIALMENTE OBSERVAMOS UM ALUNO DURANTE AS AULAS TRADICIONAIS E DURANTE AS AULAS COM OS MÉTODOS DE ARTES VISUAIS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. DEPOIS, INVESTIGAMOS COMO ELE SE COMPORTOU DURANTE CADA AULA. COMO RESULTADOS, PUDEMOS PERCEBER QUE O ALUNO SE DEDICA MAIS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS, E QUE, ALÉM DELE INTERAGIR BASTANTE, NOTOU-SE QUE O ALUNO TAMBÉM SE DIVERTE EM MEIO AOS ASSUNTOS EXPLICADOS DURANTE ESSA AULA. ENTRETANTO, JÁ NÃO PODEMOS DIZER O MESMO SOBRE AS AULAS TRADICIONAIS ONDE ELE NÃO GOSTA DE ESCREVER NO CADERNO E SÓ FICA BRINCANDO NA AULA. CONCLUÍMOS QUE AS AULAS UTILIZANDO OS RECURSOS DE ARTES VISUAIS SÃO MAIS EFICIENTES, POIS O ALUNO FICA MAIS CONCENTRADO E INTERAGE MAIS, FAZENDO ASSIM COM QUE A AULA SEJA MAIS SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ARTES VISUAIS, APRENDIZAGEM, ESCOLA, TEA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID9192_03102019211625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR LIMA GONDIM" "autor_nome_curto" => "VITOR GONDIM" "autor_email" => "vittglima@gmail.com" "autor_ies" => "UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60239 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5725 "inscrito_id" => 9192 "titulo" => "ENSINO CRIATIVO EM ARTES VISUAIS: TECENDO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O NOSSO TRABALHO APRESENTA METODOLOGIAS CRIATIVAS QUE FORAM USADAS PARA COLABORAR COM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ENSINO DE ARTES VISUAIS. TRAZEMOS COMO OBJETIVO EVIDENCIAR A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DAS ARTES VISUAIS. COMO METODOLOGIA, INICIALMENTE OBSERVAMOS UM ALUNO DURANTE AS AULAS TRADICIONAIS E DURANTE AS AULAS COM OS MÉTODOS DE ARTES VISUAIS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. DEPOIS, INVESTIGAMOS COMO ELE SE COMPORTOU DURANTE CADA AULA. COMO RESULTADOS, PUDEMOS PERCEBER QUE O ALUNO SE DEDICA MAIS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS, E QUE, ALÉM DELE INTERAGIR BASTANTE, NOTOU-SE QUE O ALUNO TAMBÉM SE DIVERTE EM MEIO AOS ASSUNTOS EXPLICADOS DURANTE ESSA AULA. ENTRETANTO, JÁ NÃO PODEMOS DIZER O MESMO SOBRE AS AULAS TRADICIONAIS ONDE ELE NÃO GOSTA DE ESCREVER NO CADERNO E SÓ FICA BRINCANDO NA AULA. CONCLUÍMOS QUE AS AULAS UTILIZANDO OS RECURSOS DE ARTES VISUAIS SÃO MAIS EFICIENTES, POIS O ALUNO FICA MAIS CONCENTRADO E INTERAGE MAIS, FAZENDO ASSIM COM QUE A AULA SEJA MAIS SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ARTES VISUAIS, APRENDIZAGEM, ESCOLA, TEA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID9192_03102019211625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR LIMA GONDIM" "autor_nome_curto" => "VITOR GONDIM" "autor_email" => "vittglima@gmail.com" "autor_ies" => "UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }