MEDEIROS, Christianne. Sobre autoformação e projetos: possibilidades. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62638>. Acesso em: 23/12/2024 04:15
ESTE TRABALHO É FRUTO DE UMA REFLEXÃO EMPREENDIDA SOBRE O PROCESSO AUTOFORMATIVO DE PROFESSORES QUE TRABALHAM COM O MÉTODO DE PROJETOS EM SALA DE AULA. A GENERALIZAÇÃO PARTE DO TRABALHO DE RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL QUE SE DELINEOU COMO UM ESTUDO DE CASO, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ISSO SIGNIFICA DIZER QUE A ANÁLISE RECAIU SOBRE UMA PRÁTICA EXERCIDA EM UMA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA. O CAMINHO PERCORRIDO CONTOU COM UMA PESQUISA TEÓRICA, E À ANÁLISE DA PRÁTICA, DEU-SE ATRAVÉS DA HISTÓRIA DE VIDA E TAMBÉM AOS REGISTROS - EFETUADOS NO DECORRER DO TRABALHO DOCENTE, RESULTADO DA ELABORAÇÃO PESSOAL E VOLUNTÁRIA DOS FATOS E DOS SENTIMENTOS VIVENCIADOS. A ÊNFASE RECAIU SOBRE A OPÇÃO PELOS PROJETOS COMO UM INSTRUMENTO AUXILIAR NO PROCESSO DE AUTOFORMAÇÂO, POR ENTENDER SER POSSÍVEL AO PRÓPRIO DOCENTE PROJETAR METAS E ENCAMINHAR AÇÕES QUE COLABOREM PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES E COMPETÊNCIAS, ENTENDENDO TAMBÉM QUE A COMPETÊNCIA PROFISSIONAL SE FORMA DE OUTRAS TANTAS COMPETÊNCIAS