Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 292
UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DOS ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO: ESTAMOS FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS?

Palavra-chaves: BAGAGEM COGNITIVA, PCN DO ENSINO MÉDIO, FORMAÇÃO CRÍTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É UM ESTUDO FEITO POR BOLSISTAS DO PIBID, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, QUE ATUAM NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. E TEM COMO OBJETIVO CENTRAL SABER SE OS ESTUDANTES QUE ESTÃO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, FINALIZANDO O ENSINO BÁSICO, SAIRÃO FORMADOS COM A BAGAGEM COGNITIVA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NECESSÁRIA PARA EXERCEREM A SUA CIDADANIA. COMO É EXIGIDO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ENTENDENDO, DE FORMA CRÍTICA, OS FENÔMENOS E A REAÇÕES EXISTENTES NA NATUREZA E NO DIA A DIA. FOI USADO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO DE 7 PERGUNTAS APLICADO EM UMA TURMA DE 31 DISCENTES, PARA FAZER UM LEVANTAMENTO DE COMO ANDA SUA COMPREENSÃO DE ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DE QUÍMICA, O SEU DOMÍNIO DA LINGUAGEM QUÍMICA, SUA CAPACIDADE DE INTERDISCIPLINAR OS ASSUNTOS DE QUÍMICA COM A DISCIPLINA DE BIOLOGIA E SE O ESTUDANTE CONSEGUE VER A QUÍMICA PRESENTE NO MEIO AMBIENTE E NO SEU MEIO SOCIAL. TAL QUESTIONÁRIO FOI ANALISADO, COM ISSO PÔDE-SE APURAR QUE HÁ UMA GRANDE DEFICIÊNCIA DOS ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS NA DISCIPLINA EM QUESTÃO, TANTO NO SEU VOCÁBULO QUÍMICO QUANDO NA SUA CAPACIDADE CONTEXTUALIZAR E INTERDISCIPLINAR. FEITA A DISCUSSÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI EXECUTÁVEL CONCLUIR QUE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES SE FORMAM SEM TER A MÍNIMA IDEIA DA QUÍMICA A SEU REDOR, ALÉM DE NÃO SABEREM A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A MATÉRIA NO ENSINO BÁSICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.