A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SURGIU COMO UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO, LEVANDO A SOCIEDADE DE MODO GERAL, A REFLETIR SOBRE SUAS AÇÕES PARA COM A NATUREZA. DIANTE DESSE CENÁRIO, A SUSTENTABILIDADE VEM SENDO TRABALHADA COMO UMA FERRAMENTA CRUCIAL PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA AÇÃO ANTRÓPICA, TORNANDO-SE UMA GRANDE ALIADA À EA. ASSIM, O OBJETIVO DO TRABALHO FOI ABORDAR A TEMÁTICA: “A PRESERVAÇÃO DO CAVALO-MARINHO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL” COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI. A REALIZAÇÃO DO MESMO OCORREU NO LABORATÓRIO CAMDELTA DA UFPI, ONDE HÁ O CULTIVO EM CATIVEIRO DO ANIMAL CITADO. ESTE FOI ESCOLHIDO PARA TRABALHAR-SE A PROPOSTA DO TEMA POR SER VULNERÁVEL À EXTINÇÃO, COMO RESULTADO DAS AÇÕES HUMANAS SOBRE SEU HABITAT. APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS, SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE PARA QUE PUDESSE SER FEITA UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O QUE SERIA ABORDADO NAS DISCUSSÕES. FOI UTILIZADO UM NOTEBOOK PARA EXPOR IMAGENS DE POLUIÇÃO DO PLANETA, LEVANDO OS MESMOS A REFLETIREM SOBRE OS DANOS PROVOCADOS EM TODO O GLOBO, ALÉM DE FOTOS DO CAVALO-MARINHO EM ÁGUAS POLUÍDAS, SENDO COMERCIALIZADO EM FORMA SECA PARA CONFECÇÃO DE AMULETOS, ENTRE OUTROS FINS COMERCIAIS. CONTUDO, OS ESTUDANTES FICARAM PREOCUPADOS QUANTO A GRAVIDADE DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, AFIRMANDO SER NECESSÁRIO MUDANÇAS DE ATITUDES DE TODOS OS CIDADÃOS, PARA QUE ASSUMISSEM UM COMPORTAMENTO ECOLÓGICO, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO HARMONIOSA ENTRE O HOMEM E A NATUREZA.