ESTE TRABALHO TRAZ, DE MANEIRA ABREVIADA, UMA TEORIZAÇÃO REFERENTE AO CONCEITO DE EDUCOMUNICAÇÃO E A SUA RESPECTIVA HISTORICIZAÇÃO, ENTRE OS ANOS 1920 E O PANORAMA ATUAL. PARA ISSO, NOS VALEMOS DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, TENDO EM VISTA IDENTIFICARMOS E COMPREENDERMOS NUANCES PEDAGÓGICAS E AS RESPECTIVAS MANEIRAS DE RECEPÇÃO DIANTE DOS CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS, QUE CENTRALIZAM O NOSSO PROPÓSITO DE PESQUISA. A MENSURAÇÃO REFERENTE AO USO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS EM PERSPECTIVA DIDÁTICA FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA RODA DE CONVERSAS, MANTIDA COM CINCO DOCENTES DE HISTÓRIA – VINCULADOS AO ENSINO MÉDIO – COM O PROPÓSITO DE RESPONDEREM A DOIS QUESTIONAMENTOS FOCADOS NO RECONHECIMENTO DAS POTENCIALIDADES DIDÁTICAS E DO PROJETO METODOLÓGICO DESTES PARA O MANEJO DE TAIS RECURSOS EM SALA DE AULA.