BARBOSA, Vanessa Coelho. O ambiente escolar: uma visão da construção social da sexualidade.. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/588>. Acesso em: 23/12/2024 00:05
Entre tantos tabus da nossa sociedade falar, pensar e sentir a sexualidade é um dos maiores que existe em nosso convívio. Fatos como repressão, medo e vergonha impedem muitas pessoas de viverem melhor e de entenderam a própria sexualidade. Este fato não se restringe somente ao ato sexual, seja ele como for. A sexualidade é toda forma de sentir, atuar e se relacionar de uma pessoa. Além de ser constantemente manipulável pela religião, economia e política, a fim de conseguirem reproduzir os padrões sociais vigentes. Neste sentido, temos por objetivo, neste trabalho, discutir como a sexualidade humana se forma dentro dos contextos sociais em que os indivíduos participam. Enfatizando como a família e o ambiente escolar colaboram para que a sexualidade do indivíduo seja construída, de forma a reprimida ou não. Existem autores que se utilizam da biologia para explicar as diferenças de gênero. Outros, por conseguinte, como os da perspectiva do construcionismo social afirmam que existe uma diferenciação entre sexo biológico e gênero social. Fundamentamo-nos nesta última corrente para abordar o tema em questão.