Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente trabalho é relato de experiência de estágio desenvolvido em turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza, requisito da disciplina Educação Inclusiva do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo analisar como o estágio pode ampliar a visão do futuro educador em seu processo de formação em relação à prática pedagógica que promova a inclusão. A atividade constava em observar a prática em sala de aula, focando a promoção da inclusão para que, em seguida, fosse elaborado planejamento de atividades, aplicação e avaliação. Para tanto, houve a pesquisa para fundamentação teórica e orientação constante da professora da disciplina. A partir da observação as atividades foram elaboradas e aplicadas com os alunos, que responderam positivamente, incluindo o aluno com deficiência que buscou estratégias para realizá-las. Percebe-se que mesmo toda a luta daqueles que defendem a inclusão e todo o amparo legal não são suficientes para que a inclusão seja eficaz e real nas escolas. É preciso que o professor seja preparado para esta realidade escolar e que o mesmo utilize suas capacidades a fim de promover uma educação de qualidade para todos, respeitando limitações e diferenças.

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