(INTRODUÇÃO) Este trabalho é fruto das experiências de mediação da leitura como bolsista, coordenadora e pesquisadora do Projeto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), que desenvolve em suas visitas semanais um trabalho de incentivo ao gosto pela leitura, mediante estratégias que tornam essa mediação mais prazerosa e dinâmica, envolvendo público variado em espaço escolar e não escolar. O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias utilizadas e como elas influenciam na formação de novos leitores, além de promover uma reflexão de como tem sido feito esse incentivo nas escolas que recebem a visita do projeto. (METODOLOGIA) Para se discutir a concepção de leitura, utilizou-se como referência os estudos de Martins (1997); as estratégias de leitura as contribuições foram advindas de Koch (2006) Kleiman (1997), Solé (1998) e Sampaio (2010). Partiu-se da compreensão de que a leitura é uma ferramenta pedagógica que contribui tanto para a formação educacional como social dos sujeitos, dando-lhes a oportunidade de uma compreensão de mundo e de aquisição de novos conhecimentos através da acessibilidade aos livros. (RESULTADOS) O Projeto BALE em sua trajetória extensionista tem sido esse modelo de inovação no incentivo a leitura e na formação de leitores, desenvolvendo ações que unem o incentivo ao lúdico, gerando uma aprendizagem espontânea, onde os sujeitos são estimulados a buscar a leitura como fonte de conhecimento, isso através das estratégias que são planejadas e discutidas para que haja de fato um trabalho motivador, onde os mesmos se sintam estimulados a buscar mais leitura. (CONCLUSÃO) Conclui-se dessa forma que as estratégias de mediação da leitura são fundamentais para a constituição de leitores. Sendo essas estratégias, ferramentas que devem estimular o gosto pela leitura, utilizando a ludicidade como base dessa formação.