ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 171 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 350 "inscrito_id" => 1348 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "(INTRODUÇÃO) Este trabalho é fruto das experiências de mediação da leitura como bolsista, coordenadora e pesquisadora do Projeto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), que desenvolve em suas visitas semanais um trabalho de incentivo ao gosto pela leitura, mediante estratégias que tornam essa mediação mais prazerosa e dinâmica, envolvendo público variado em espaço escolar e não escolar. O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias utilizadas e como elas influenciam na formação de novos leitores, além de promover uma reflexão de como tem sido feito esse incentivo nas escolas que recebem a visita do projeto. (METODOLOGIA) Para se discutir a concepção de leitura, utilizou-se como referência os estudos de Martins (1997); as estratégias de leitura as contribuições foram advindas de Koch (2006) Kleiman (1997), Solé (1998) e Sampaio (2010). Partiu-se da compreensão de que a leitura é uma ferramenta pedagógica que contribui tanto para a formação educacional como social dos sujeitos, dando-lhes a oportunidade de uma compreensão de mundo e de aquisição de novos conhecimentos através da acessibilidade aos livros. (RESULTADOS) O Projeto BALE em sua trajetória extensionista tem sido esse modelo de inovação no incentivo a leitura e na formação de leitores, desenvolvendo ações que unem o incentivo ao lúdico, gerando uma aprendizagem espontânea, onde os sujeitos são estimulados a buscar a leitura como fonte de conhecimento, isso através das estratégias que são planejadas e discutidas para que haja de fato um trabalho motivador, onde os mesmos se sintam estimulados a buscar mais leitura. (CONCLUSÃO) Conclui-se dessa forma que as estratégias de mediação da leitura são fundamentais para a constituição de leitores. Sendo essas estratégias, ferramentas que devem estimular o gosto pela leitura, utilizando a ludicidade como base dessa formação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "Estratégias de leitura, Formação do leitor, Democratização da leitura" "idioma" => "Português" "arquivo" => "4fe538bb4a108e67543d986061cabc50_1348.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS" "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS" "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 171 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 350 "inscrito_id" => 1348 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "(INTRODUÇÃO) Este trabalho é fruto das experiências de mediação da leitura como bolsista, coordenadora e pesquisadora do Projeto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), que desenvolve em suas visitas semanais um trabalho de incentivo ao gosto pela leitura, mediante estratégias que tornam essa mediação mais prazerosa e dinâmica, envolvendo público variado em espaço escolar e não escolar. O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias utilizadas e como elas influenciam na formação de novos leitores, além de promover uma reflexão de como tem sido feito esse incentivo nas escolas que recebem a visita do projeto. (METODOLOGIA) Para se discutir a concepção de leitura, utilizou-se como referência os estudos de Martins (1997); as estratégias de leitura as contribuições foram advindas de Koch (2006) Kleiman (1997), Solé (1998) e Sampaio (2010). Partiu-se da compreensão de que a leitura é uma ferramenta pedagógica que contribui tanto para a formação educacional como social dos sujeitos, dando-lhes a oportunidade de uma compreensão de mundo e de aquisição de novos conhecimentos através da acessibilidade aos livros. (RESULTADOS) O Projeto BALE em sua trajetória extensionista tem sido esse modelo de inovação no incentivo a leitura e na formação de leitores, desenvolvendo ações que unem o incentivo ao lúdico, gerando uma aprendizagem espontânea, onde os sujeitos são estimulados a buscar a leitura como fonte de conhecimento, isso através das estratégias que são planejadas e discutidas para que haja de fato um trabalho motivador, onde os mesmos se sintam estimulados a buscar mais leitura. (CONCLUSÃO) Conclui-se dessa forma que as estratégias de mediação da leitura são fundamentais para a constituição de leitores. Sendo essas estratégias, ferramentas que devem estimular o gosto pela leitura, utilizando a ludicidade como base dessa formação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "Estratégias de leitura, Formação do leitor, Democratização da leitura" "idioma" => "Português" "arquivo" => "4fe538bb4a108e67543d986061cabc50_1348.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS" "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS" "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }